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CICLOVIAS, CICLOFAIXAS, VIAS VERDES
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Ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas, rotas cicláveis, vias verdes..... são várias as denominações e situações para espaços destinados ao uso da bicicleta. Em Blumenau o Poder Público atual optou pelas calçadas compartilhadas com pedestres. A opção não é de todo ruim, mas não se prestam como via para uso da bicicleta como meio de transporte.
Na calçada compartilhada a velocidade dificilmente poderá ultrapassar os 12 km/h, pois além disso os riscos aumentam exponencialmente. Uma calçada compartilhada é destinada para fins recreativos, de passeio, onde o ciclista não tem a menor necessidade de pressa, mesmo porque os obstáculos são muitos e constantes.
Para se incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, precisamos de vias contÃnuas e interligadas, onde a velocidade oscilará entre 15 e 20 km/h. Portanto, não é essa a intenção dos planejadores. Talvez até seja a intenção, mas isso mostra o total desconhecimento das necessidades dos ciclistas por parte dos tecnocratas, acostumados a resolver tudo numa prancheta ou tela de computador, com total desconhecimento da questão prática. É lamentável. A questão do calor e dos morros, por exemplo, é irrelevante, pois as principais vias da cidade estão em áreas planas. Pode-se ir de norte ao sul de Blumenau (35 km) sem precisar subir sequer um morro.
Pequenos morros do tipo Rua Joinville, Stanislau Schaete... são facilmente transponÃveis, pois hoje praticamente todas as bicicletas são providas de sistema de marchas. A questão da mobilidade por bicicleta, uma opção inteligente e saudável, é amplamente estimulada mundo afora, exceto ainda no Brasil, onde o Governo Federal e os demais facilitam e até subsidiam a aquisição de um automóvel e o custo desse modal oficialmente estimulado, já é perceptÃvel nas contas da Previdencia Social e do SUS.
Os custos estão sendo socializados, porém, ironicamente, num paÃs que prega a democracia, o espaço público não está. Pedestres e ciclistas estão à margem de praticamente todo planejamento urbano e o tempo mostrará o quão equivocadas e ignorantes são as medidas tomadas a favor da motorização. Não questiono de forma alguma o direito de todo cidadão possuir seu automóvel, questiono apenas a miopia dos planejadores que insistem em não priorizar pedestres e ciclistas em suas verdadeiras necessidades. Com minhas saudações cicloviárias, por uma cidade mais feliz !!
FALTOU BOM SENSO
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Sobre as bicicletas para locação, quem já andou pela fantasiosa "ciclofaixa" da rua Sete, sabe que aquilo é uma piada de mau gosto. Para incentivar realmente o uso de bicicleta é preciso implantar uma via de verdade para elas. Vários trechos de calçada foram refeitos por conta do corredor de ônibus, mas faltou bom senso pra aproveitar as obras pra já implantar ciclovias.
Corredores de ônibus, fazem parte da solução para o transporte em massa, apesar de não se a única medida a ser tomada, como está sendo em Blumenau. Nos moldes implantados aqui, eles pioraram o trânsito, basta se dirigir ao Biergarten, lá pelas 18hs, e verificar o que eu digo. Filas paralelas de 2 ou 3 ônibus, articulados inclusive, afunilando na entrada da Beira-Rio, semáforo entre a Rua das Palmeiras e a XV constantemente
trancado por estes ônibus. Resultado, congestionamento monstro, facilmente chegando a Rua Amazonas e ultrapassando o terminal da fonte. Corredores de ônibus ligam estações tronco, e não são trechos não conectados entre as ruas centrais. Aliás, não conheço um único blumenauense que largou o carro para andar de ônibus, por causa dos corredores que ai estão, alguém conhece? Acho que o exemplo deveria vir de quem o defende, coisa que não acontece, basta ver o estacionamento de funcionários da prefeitura, do Seterb e da Secretaria de Planejamento, entulhados de carro até o gogó.Olá! Que bom que deram destaque para isso, estou procurando mais notÃcias na Internet e não estou encontrando quase nada. Sou esposa de um dos formados, na verdade, do 1º da turma, o soldado Da Silva. Vi que o Alexandre Pereira estava lá e até fez entrevista com ele.
R ibeirão Preto (SP) .
Blumenau.