Blumenau recebe mais 19 ônibus novos e completa 50% de renovação da frota
Terça-Feira, 14 de Novembro de 2017

Fotos: Eraldo Schnaider/Secom Bnu

A concessionária do transporte coletivo urbano de Blumenau acrescentou à frota 19 ônibus zero-quilômetro. Eles chegaram nesta semana, substituindo veículos mais antigos, tendo cada um 12,8 metros de comprimento e capacidade para 87 passageiros. Todos são equipados com acessibilidade para portadores de necessidade especial, wifi gratuito e tomadas para dispositivos eletrônicos. Os novos veículos atuarão preferencialmente nas linhas alimentadoras, que fazem a ligação entre os bairros e os terminais  o sistema incluí também as linhas troncais, que ligam um terminal ao outro e são executadas por ônibus maiores.

O contrato do município com a empresa Blumob, que venceu a licitação do transporte no início do ano, estabelece que a frota municipal deve ter 246 veículos novos até 2020. De acordo com informação da assessoria de imprensa da prefeitura, metade desta meta já foi cumprida com a chegada dos 19 novos ônibus – em julho deste ano a concessionária já havia incorporado 104 veículos zero-quilômetro à frota.

Os veículos que chegaram nesta semana agora serão emplacados, passarão por vistoria e,se tudo ocorrer como programado, estarão nas ruas na próxima semana, de acordo com o Serviço de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb).

Ambiguidade

O processo de troca da concessão e renovação da frota, como toda iniciativa dessa natureza, gera críticas de um lado e elogios do outro. Para uma parte da população, a melhora do sistema precisa ir além da colocação de ônibus novos para rodar e incluir benefícios como novas rotas e mais horários, para outra, poder rodar usando wifi gratuito, carregando o celular e tendo acessibilidade em todos os veículos da frota já é uma evolução sensível. No caso de quem trabalha no sistema, como motoristas e cobradores, a mudança traz mais conforto, segurança e confiabilidade.

O fato objetivo é que, em relação ao que se tinha antes, hoje tem-se algo muito melhor, mas, em relação ao que se gostaria de ter, ainda se está longe do ideal. De qualquer forma, ninguém chega ao alto da escada sem passar pelos degraus intermediários, então é preciso reconhecer que há avanços consistentes.

Passos

Mas também é preciso começar a planejar os próximos passos da concessão. A frota tem limite de idade média estabelecido no contrato, então precisará ser renovada periodicamente ao longo dos 20 anos em que a Blumob poderá explorar o serviço na cidade. A falta de refrigeração no interior dos veículos, da mesma forma, continuará sendo demanda latente nos dias mais quentes, de forma que incluir o dispositivo em parte da frota deveria ser meta para as próximas etapas da renovação.

Que se reconheça, portanto, o que já foi obtido de avanço, mas que não se deixe de perseguir os avanços que ainda é preciso obter. 




+ Fotos
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal