Amanhã 1,5 milhão de brasileiros terão a chance de concluir o ensino médio ou fundamental
Sábado, 18 de Novembro de 2017

Foto: Divulgação

Com as novas regras do Enem 2017, as pessoas interessadas em obter o diploma do ensino médio deixaram de utilizar a prova pra conseguir a certificação, pois o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde então se destina somente a aprovação para o ensino superior. A mudança no exame consequentemente reduziu o número de inscritos no Enem deste ano, com 6,7 milhões de inscrições, no anterior foram 8,6 milhões de candidatos.

Encceja

Com a mudança no Enem, o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado em 2000, que não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009, passou a ser realizado visando à certificação do ensino médio e fundamental. A prova, que não era aplicada desde 2014 será realizada amanhã, dia 19, após alguns adiamentos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem, não é um exame para certificação de ensino médio, ao contrário do Encceja, que possui uma preparação muito mais adequada para essa certificação. Os números de aprovação dos candidatos aprovados no Enem anterior corroboram com essa mudança, apenas 7,7% dos candidatos do Enem tiveram nota mínima para pegar o diploma.

O Encceja, que abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados, recebeu mais de 1,5 milhão de inscrições, destes 301.583 candidatos vão pleitear o diploma do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. A prova será aplicada e corrigida pelo Inep e os diplomas serão distribuídos pelas instituições aplicadoras da prova e secretarias estaduais de educação.  

Santa Catarina

Em Santa Catarina os 66 mil inscritos para o ensino médio e 14 mil para o ensino fundamental realizarão as provas em 181 locais de ensino nas cidades de: Araranguá, Biguaçú, Blumenau, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Timbó, Tubarão e Xanxerê.

As provas serão aplicadas em dois períodos. No matutino, o exame terá início às 9h e encerrará às 13h, de acordo com o horário de Brasília. No período da tarde, as provas começarão às 15h30, com término às 20h30. O Encceja PPL, realizado para pessoas privadas de liberdade, será aplicado em 21 e 22 de novembro.

Prova

Serão quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação. O candidato deve atingir, ao menos, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, sendo que a nota máxima é 200 pontos. Na redação, a nota é de 0 a 10, com a média necessária para aprovação de 5.

Os inscritos para o exame, que pode fornecer o diploma de ensino fundamental ou ensino médio, devem acompanhar mais informações pelo sistema onde fizeram a inscrição na internet, muito importante verificar o local de prova e chegar cedo, para evitar qualquer contratempo.




Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal