Dyade 52, uma especialidade da Stuttgart para os blumenauenses
Terça-Feira, 06 de Outubro de 2009

A Stuttgart Artigos Finos, de Blumenau, já está vendendo os vinhos DYADE 52, importados do estado alemão de Baden-Württemberg. O lançamento da marca no Brasil ocorreu em maio, com eventos técnicos em algumas cidades, uma delas Blumenau. Estes vinhos apresentam uma peculiaridade em relação aos demais importados: são perfeitos para o Verão, visto que são leves e possuem uma graduação alcoólica mais baixa que a dos chilenos e argentinos, por exemplo.


Os vinhos DYADE 52 chegam ao Brasil inicialmente com três classificações, que somam 12 variedades de uvas: a linha "Premium Range", com três variações e capa dourada; "Wine Maker´s Edition", edição especial, com três tipos e capa bronzeada; e a "Connoisseur"s Choice" (a escolha dos conhecedores), com duas variedades e a exclusiva etiqueta preta.


São produzidos a partir de variedades de uvas especialmente cultivadas na região de Baden-Württemberg, nas margens dos  rios Reno e Neckar, beneficiadas pelo clima alemão. O principal vinho tinto da região é o Trollinger, elaborado da casta que é cultivada desde o século 17. Destaque também para os tintos Pinot Noir, Lemberger e Samtrot. O clássico Riesling, que se desenvolve bem na região de Baden é o único vinho branco nesta seleção.


VINHO FABRICADO POR QUEM APRECIA


No Estado de Baden-Württemberg, no Sul da Alemanha, o vinho tinto é a bebida oficial, vetor da economia rural. São 26 mil hectares de vinhedos, desenhando as paisagens nas planícies, onde são cultivados varietais inigualáveis. A exemplo do Trollinger, um tinto de tonalidade mais clara, fresco, frutado e de menor graduação alcoólica.


O gosto pelos vinhos se traduz em alto consumo: cerca de 40 litros per capita ao ano é o quanto tomam os alemães de Württemberg. O dobro da média nacional alemã, de 20 litros por pessoa ao ano. E 20 vezes superior ao consumo brasileiro, de 2 litros per capita/ano.


O SABOR DA COOPERAÇÃO


O DYADE 52 é uma iniciativa de centenas de produtores, cooperados com o objetivo de dar mais visibilidade ao seu produto. Sob a nova marca, as vinícolas irão se revezar na produção dos varietais tipo exportação, aproveitando uma tendência mundial de diversificação de paladar em relação à bebida.


O projeto de exportação começa pelo Brasil, país que em pesquisas da Weinexportkontor Baden Württemberg, se mostrou potencialmente forte, com um vasto mercado a ser explorado. Especialmente no Brasil, a empresa aposta em dois fatores. Primeiro, a combinação perfeita dos vinhos DYADE 52 com a culinária brasileira. Segundo, por serem vinhos de corpo mais leve, ideais para o consumo no clima tropical brasileiro.


 


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