FABRICANTE ARTESANAL INVESTE NA DIFERENCIAÇÃO PARA SE CONSOLIDAR E CRESCER
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2014

Atuando desde 1998, a catarinense Sulvimes consolidou-se no mercado apostando na qualidade e na diferenciação de suas peças artesanais. Agora, acaba de lançar uma coleção de móveis assinada pelo renomado designer blumenauense de interiores Marco Aurélio Cuneo. A série chama-se West Indies e a inspiração remete ao mobiliário da época da colonização inglesa na Índia e francesa no Caribe.


– O estilo desta linha é sofisticado, com visual tropical e muito versátil, adaptando-se tanto ao ambiente leve e fresco de uma casa de praia ou campo, como à um espaço mais formal, elegante e urbano – resume o designer.


A coleção engloba 14 itens incluindo uma mesa de jantar, duas mesas de centro, quatro mesas laterais, uma aparador, uma escrivaninha, um sofá, um biombo, um baú, uma poltrona e uma poltrona de escritório. Os materiais utilizados são a madeira e fibras naturais de alta qualidade como junco, apuí e palha italiana, trabalhados de maneira refinada.


– Esta parceria significa uma evolução na trajetória da Sulvimes, pois é a primeira vez que criamos uma linha exclusiva assinada por um designer reconhecido e comercializada apenas em nossas lojas – comenta Gabriela Soares Schmitt, diretora comercial da empresa.


A linha West Indies está à venda nas lojas de Gaspar e Balneário Camboriú – a empresa também tem loja em Blumenau.


Presença nacional


Diferentes linhas de móveis da Sulvimes hoje são vendidas em lojas multimarcas e através de representantes pelo Brasil. Atualmente a empresa trabalha para mudar o conceito, agregando ao mix de produtos móveis para a casa inteira, tanto para a área interna quanto externa.  A fabricante mantém artesãos que trabalham exclusivamente para a marca, utilizando de matérias-primas de origem sustentável e ecologicamente corretas, segundo informações de seus administradores.


Em Gaspar, na região metropolitana de Blumenau, a loja de fábrica da empresa teve a fachada repaginada e em sua vitrine já encontra-se exposta a coleção West Indies. A loja de Balneário Camboriú foi construída recentemente na margem da BR-101, com o objetivo de obter maior visibilidade e atingir público mais abrangente. Outra aposta da Sulvimes é atender a clientes corporativos, como restaurantes, hotéis, condomínios, construtoras e outros. Um catálogo focado nesta linha foi lançado recentemente.


EXCLUSIVIDADE E SUSTENTABILIDADE COMO DIFERENCIAL


Análise em FocoQuais atributos da empresa e de seus produtos permitiram a ela crescer e se consolidar nestes 26 anos de vida?


Gabriela Soares Schmitt: A Sulvimes inciou suas atividades trabalhando com móveis e acessórios em vime, uma linha com valor agregado mais baixo, onde as vendas aconteciam no atacado.


A partir de 2005, percebendo  uma oportunidade de mercado, a empresa inovou e começou á trabalhar com produtos  produzidos artesanalmente em fibras naturais e sintéticas mais sofisticadas e com maior valor agregado.


Os atributos da Sulvimes eu acredito que sejam o respeito com o cliente, com os colaboradores e fornecedores, onde se busca construir uma relação sólida, Proporcionar um ótimo atendimento aos clientes, pós vendas e assistência que funcionam, enorme variedade de linhas e produtos, a qualidade e extensa durabilidade dos móveis, a personalização dos produtos de acordo com o ambiente e/ou projeto do arquiteto.      


AeFO que mais desperta o desejo das pessoas em adquirir artigos de fibra natural?


Gabriela: Acredito que o desejo das pessoas em adquirir produtos de fibras naturais está em trazer mais aconchego  para suas residências, móveis com toques de leveza e conforto. Na atualidade está muito forte também a mistura de estilos e materiais, neste sentido as peças em fibras naturais  (como junco, rattan, apuí, palha italiana ) são facilmente utilizadas com outros estilos e materiais, pois são fáceis de compor. 


AeFEm uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade de seus hábitos de consumo, a matéria-prima utilizada pela Sulvimes é uma vantagem ou uma desvantagem?


Gabriela: A matéria prima é uma vantagem, pois é sustentável, retirada da natureza, porém de uma forma que o ciclo sempre se renova e a natureza não é prejudicada com isso.  


AeFOnde é produzida a matéria-prima utilizada pela empresa?


Gabriela: A matéria prima natural que a empresa mais utiliza  é o junco, cipó natural, proveniente da região norte do País, é um cipó que cresce naturalmente, não é plantado. 


AeFFazer produtos artesanais de fino acabamento dentro de um padrão industrial é sempre um desafio. Como equilibrar estes dois aspectos da forma mais eficiente possível?


Gabriela: Produtos artesanais tem o seu valor devido à exclusividade, por não serem fabricados em série como em uma produção industrial. As peças da  Sulvimes são produzidas por artesãos talentosos e experientes que fazem com que os acabamentos e os tramados fiquem com um visual muito atraente, além de garantir a durabilidade do produto, que alia a matéria-prima de qualidade com a excelência na arte da trama.  


+ Imóveis
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal