O Drywall é um produto incorporado, há muito tempo, à cultura da construção civil norte-americana. No Brasil, as paredes de gesso já conquistaram arquitetos e construtoras e agora registram crescente aceitação também pelo consumidor final. Este tipo de edificação têm diversas vantagens quando comparada à alvenaria tradicional, combinando estruturas de aço galvanizado com placas de gesso. É mais econômica, oferece conforto térmico e acústico, a instalação é rápida e não gera muito entulho, além de exigir menos da fundação do imóvel, por ser mais leve. Na hora da reforma, o Drywall também evita o quebra-quebra.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall, o consumo no primeiro semestre deste ano teve um aumento de 62% em relação ao mesmo perÃodo de 2010. Para o ano, a expectativa do mercado é crescer 34%, já que no segundo semestre as vendas costumam ser mais significativas.
Atualmente, a empresa Placo Center, com escritório em Blumenau e centros de distribuição em Itajaà e Florianópolis, tem 40% de participação no mercado de drywall no paÃs. Começou suas atividades no Brasil, em 1995, fruto de uma joint venture do Grupo BPB, da Inglaterra, com a Compañia El Volcán, do Grupo Matte, do Chile.