Mais Colunistas

O que você achou do que leu na coluna? Comente

LANÇAMENTOS DA ASSUS PARA 2010

A Consumer Electronics Show (CES) 2010 é tido como um dos melhores eventos dos últimos anos e vem apagando a má imagem da sua última edição por conta da crise econômica que acertou em cheio a industria bilionária da TI.


Dentre as empresas que começaram a mostrar o seu arsenal para 2010, está a ASUS, que apresentou alguns projetos-conceito bem interessantes e os seus lançamentos para o primeiro trimestre de 2010.


A coluna irá publicar, ao longo dos próximos dias, novidades apresentadas na CES.


EEE PC 1008P Karim Rashid Collection – Netbook feminino


Na linha de portáteis, a ASUS apresentou o novo netbook da linha EEE PC Seashell, já equipado com o novo processador ATOM da linha Pineview e design desenvolvido pelo designer Karim Rashid.


Disponível em duas cores, “Hot Pinky” e “Brown Cafe”, os netbooks da linha Karim Rashid devem gerar um grande apelo comercial com o público feminino, pelas cores utilizadas e pelo material utilizado no revestimento externo de ambos, com texturas diferentes, um liso e o outro poroso, utilizando material emborrachado e criando um grande apelo visual, algo que não era visto até então na linha EEE PC.


Outro diferencial do EEE PC 1008P Karim Rashid é a sua bateria de polímero, extremamente fina e inovadora, por ser o primeiro netbook / notebook a possuir bateria de polímero removível, com autonomia mínima de 8 horas de duração.

O que você achou do que leu na coluna? Comente

VEM AÍ: COMPUTADOR SEM HD E COMÉRCIO NA TELEVISÃO

A internet hoje alcança um número de usuários muitíssimo maior do que se esperava a alguns anos atrás. Mas por que não eram esperados tantos acessos?


Creio que as respostas estão em aparelhos portáteis como os celulares atuais, pois quem diria na época que um aparelho de celular poderia um dia acessar a internet? Bem, de fato, para os cientistas da computação, isso era apenas questão de tempo, mas na cabeça dos empresários e empreendedores a coisa fluía de uma maneira diferente, pensando em outros tipos e meios de faturamento.


A tendência é que, no futuro, muitos computadores não funcionarão se não estiverem conectados à internet. Hoje, isso já seria possível, mas devido a alguns fatores importantes, essa tecnologia pode estar apenas em laboratório.


Bem, mas como funcionaria esse computador? Este computador não teria processador, pois quem processaria seria o servidor (Google, por exemplo), e não haveria HD (Disco Rígido). No máximo, você teria um pen-drive, porque seus arquivos ficariam armazenados no Servidor, e você teria acesso a eles de qualquer lugar do planeta. Um bom exemplo é o conhecido Google Docs, com o qual você pode fazer qualquer documento semelhante aos documentos do office, incluindo slides, formulários e planilhas, porém, todos ficam armazenados (com opções de compartilhamento) no disco do servidor (Google). E, ao fazer uma planilha, quem processa é o servidor, ou seja, não importa se o seu computador é "lento", porque quem vai processar sua informação é o processador do servidor. Seu computador só terá o trabalho de receber uma resposta e exibir na tela.


O que este computador possuiria? Possivelmente uma placa-mãe, uma boa placa de rede, uma boa conexão, dispositivo de vídeo e dispositivos de entrada e saída. Assim, você compraria este computador quase de graça (pois as peças mais caras são Disco Rídigo, Processador e Placa Mãe),  com monitor, teclado e mouse.


Esta é uma tendência muito possível em um breve futuro. Um dos requisitos será excelente conexão, porque, do contrário, o computador seria muito lento, já que depende de outra máquina, e é isso que atrapalha, porque são poucos os países que teriam uma internet boa e à altura desta tecnologia. O Brasil, creio, ainda não poderia agregar a mesma até o presente momento.


Mesmo a continuar existindo o tipo de computador que temos hoje, esta seria uma boa alternativa para que mais pessoas pudessem ter acesso ao computador, sem falarmos da tecnologia que está surgindo agora, que é a internet via rede elétrica. Mais um avanço para pararmos e pensarmos a respeito, pois, com isso, se existia algum lugar onde a internet não poderia chegar, agora poderá!


TEORIA DA CONSPIRAÇÃO DA INTERNET


Existe uma teoria para internet que assusta um pouco. Quem conhece hoje a topologia da internet, sabe que o fato de ela funcionar é praticamente um milagre. E vem ficando cada vez mais saturada.


Um bom exemplo para o que estou falando (sem falar da sua topologia) seria o seguinte: um usuário envia um pacote de dados(informação) para um roteador no Japão, e o japonês jogou o seu roteador fora, o seja, o pacote chegou e não pode ser entregue, daí ele não consegue voltar. Fica, então, vagando pela rede, como um "pacote fantasma". Quanto mais isto acontecer, mais saturada a internet fica.


Bem, esta é uma teoria e não é totalmente comprovada por cientistas da computação. Infelizmente, não se sabe mais o verdadeiro tamanho da internet, ou seja, onde ela acaba ou termina, pois sua topologia é, e sempre será, indefinida. Cada pessoa que monta uma rede caseira e conecta esta rede na internet, está aumentando a rede. E assim, também é impossível calcular a quantidade de possíveis "pacotes fantasmas” na rede.


TV DIGITAL & INTERNET


A internet já está bem definida nos computadores e nos aparelhos de celular. Creio que o próximo passo seja chegar à tv digital. Assim, ao assistir um jogo de futebol, por exemplo, quando o jogador vai bater uma falta e a câmera focar a sua chuteira, você poderá visualizar na tela, simultaneamente, a opção "clique aqui para comprar".  Imagino que, no futuro, além de todos que tiverem uma tv digital passarem a ser usuários, com certeza os mesmos verão e muito esta frase, e então, com um simples clique, a pessoa poderá comprar a chuteira através da internet. Bem, este é apenas um exemplo, agora pare e comece a pensar o que mais seria possível e interessante.


Com certeza há muito ainda o que falar e o que discutir sobre a tv digital, mas com certeza ainda haverá muito mais do que isso, pois ela ainda está engatinhando.


+ Artigos
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal