VOCÊ É UM PROTAGONISTA DA REVOLUÇÃO


Pesquisa recente feita nos Estados Unidos da América mostrou que o consumo de mídia, nos EUA, está dividido na mesma escala entre TV e Internet. Ou seja: ambos têm a mesma popularidade no país do Tio Sam. Os números são da consultoria americana Forrester e ganharam destaque no The Wall Street Journal.


Foi a primeira constatação de que o americano já gasta a mesma quantidade de tempo com as duas mídias: 13 horas por semana.


A procura por conteúdos editoriais na Internet aumentou 121% nos últimos cinco anos nos EUA, estimulando veículos de comunicação do porte do WSJ ou do New York Times, entre outras publicações seculares dos EUA, a apostar cada vez mais mais na operação comercial de seus wesites.


A mesma pesquisa, à despeito do bom momento digital, mostra queda no consumo de rádio e leitura de jornais e revistas.


No Brasil, mais especificamente em Blumenau, onde fica a casa do Análise em Foco, o mesmo fenômeno está acontecendo, e, de acordo com pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (Furb), a TV tem hoje 94,5% da preferência do blumenauense, contra 81,8% da Internet.


Em um ou dois anos, estarão empatadas; em cinco, a Web estará na frente da TV e em 10 serão a mesma coisa.


O computador e a Internet irão para a tela da televisão, e vice-versa. O mouse será o controle-remoto, e vice-versa. Você poderá consumir e produzir informação e entretenimento, no conforto do sofá da sala da sua casa, antes, durante ou depois do trabalho.


A japonesa Sony deve lançar, já em 2011, a primeira TV compatível com o HD do computador, sacramentando de uma vez a unificação do monitor e do televisor. No início, estará restrita a alguns aplicativos desenvolvidos em parceria com as gigantes do software, como Apple, Microsoft e Google, por exemplo.


Num futuro muito breve, porém, a indústria terá que oferecer equipamentos universais, nos quais se poderá rodar todos os aplicativos, abrir todas as páginas as páginas da Web. Você poderá assistir à novela da Globo para se divertir ou acessar o Análise em Foco para se informar, no mesmo aparelho e ao mesmo tempo.


Será o fim definitivo, então, da era das concessões e da tutela da informação.  O mercado da comunicação será livre e democrático, tanto quanto confiável e equilibrado. As opiniões serão plurais, e o direito a elas uma conquista assegurada.


Um caminho inexorável, que já era conhecido, há alguns anos, pelos vanguardistas da comunicação. Um caminho que o Análise em Foco decidiu trilhar, há dois anos, certo da preciosa e inestimável companhia de leitores e internautas.


Você, portanto, Ã© protagonista desta nova revolução no processo de comunicação. Faz parte de uma iniciativa ousada e corajosa, tanto quanto inovadora e histórica. E quem mais ganha com isso? Você, outra vez, que agora tem acesso livre e gratuito a um veículo inovador, consistente, elaborado, confiável e pluralista como o Análise em Foco. Coisa da era digital, da tecnologia e da disposição para empreender, investir e trabalhar.


Aproveite, e continue sendo um parceiro da revolução, acessando o AEF. Quem ganha é você, não esqueça disso.

Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal