Análise em Foco > Personalidade
A CIDADE DO ESPETÃCULO ARREBATADOR E DA VIOLÊNCIA ASSUSTADORA
Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2018

O maior espetáculo da terra, para alguns, é o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, na famosa e célebre avenida Marquês de Sapucaí. Quem assiste ao vivo dificilmente deixa de concordar com a definição, pelo impacto arrebatador que o evento provoca no público. A mistura mágica de música, dança, poesia, interpretação, beleza, alegria história e crítica social que os cariocas são capazes de produzir com seus temas e alegorias realmente enchem os olhos como nenhuma outra atração de nenhum outro lugar do mundo – tudo isso catalisado pela atmosfera única e sedutora da Cidade Maravilhosa, é claro.

Os desfiles da Sapucaí e sua plenitude artística acabam sendo também palco de manifestações políticas dissimuladas e explícitas ao mesmo tempo. A escola de samba Paraíso do Tuiuti, por exemplo, este ano levou para a avenida um presidente Michel Temer caracterizado de vampiro, recorrendo a artifício que poderia ser tanto uma sátira dos muitos memes já compartilhados em rede social sobre a aparência supostamente dracoleana do peemedebista quanto uma alusão ao chefe de estado que, de um lado, imprime certa governabilidade ao país e com isso vai tirando-o da crise, e, do outro, recorre aos velhos e condenáveis dispositivos da política brasileira na hora de negociar essa governabilidade.

Experiência

O professor de História Leonardo Moraes viveu seus momentos de fama ao interpretar o vampiro-presidente da Marquês de Sapucaí. De acordo com ele, além da manifestação fervorosa do público, teria recebido muitos telefonemas saudando-o pelo personagem e pela interpretação.

– A gente imaginava que haveria um certo burburinho, mas não nessa proporção. Na dispersão, muitos jornalistas estrangeiros estavam interessados. Isso me surpreendeu – admite ele.

Por isso o espetáculo carioca acaba sendo ainda uma vitrine da maturidade democrática do Brasil, afinal, em paragens não muito distantes, assim como em outras mais longínquas, seria inimaginável a realização de um evento oficial trazendo alegoria de tamanha acidez contra a principal autoridade do país. É o retrato quase perfeito de um Brasil que, a despeito de tantos anacronismos e problemas para resolver, sabe fazer autocrítica e tem liberdade para discutir a relação abertamente.

Contradição

Infelizmente, contudo, o espetáculo da Marquês de Sapucaí é também o retrato contraditório de uma cidade que sabe produzir arte e crítica social da melhor qualidade mas não consegue resolver seus problemas sociais mais graves, principalmente aqueles ligados à saúde e à segurança pública.

Enquanto as escolas de samba levam para a avenida o que o Brasil tem de melhor em termos de criatividade associada à capacidade de trabalho e organização, o quadro social que as envolve traz à tona a face mais obscura de uma nação que ainda deixa as favelas crescerem como um câncer incurável, o crime tomar conta das ruas e as pessoas morrerem na porta do hospital por falta de atendimento. O Rio de Janeiro e seu deslumbrante espetáculo são a imagem mais eloquente deste país de contradições tão visíveis quanto comprometedoras, que ora levam-no para o céu ora levam-no para o inferno.

Torcida

O movimento de turistas que este ano, novamente, trocaram o carnaval carioca pelo paulistano talvez se explique, em parte, por estas fortes contradições que marcam o Rio de Janeiro. De um lado a cidade de geografia, povo e cultura maravilhosos, do outro o município da insegurança pública, da violência e do medo, que cada vez mais afastam turistas e cariocas, unidos na busca por outros destinos tanto para morar quanto para viajar – Blumenau e Santa Catarina já recebem muitos deles, a propósito.

Por isso o Brasil torce para que o Rio consiga resolver seus problemas e reduza a violência, voltando a ser uma das cidades mais visitadas do mundo. O turista estrangeiro que vem para o país impulsionado pela beleza e pela atmosfera da Cidade Maravilhosa deixa suas divisas aqui e, assim, beneficia toda a nação, direta e/ou indiretamente, ajudando a gerar mais riquezas e oportunidades. Afinal, imaginar o Brasil sem o Rio de Janeiro é como imaginar os EUA sem Nova York ou a França sem Paris. Seguramente receberiam muito menos turistas sem ambas, ou se fossem cidades inseguras.

Editado pelo AeF, com informações do Portal da Band




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal