Análise em Foco > Personalidade
O QUE PODEMOS FAZER PARA COMBATER A CORRUPÇÃO
Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2014

A estudante Ana Flávia Romagnoli, vencedora de um concurso municipal de texto e oratória, cujo tema era Como eu combato a Corrupção, fez a leitura de sua composição durante o evento ocorrido na prefeitura nesta terça-feira. Nela, narra episódio em que ela e a mãe voltaram ao caixa de um estabelecimento para devolver R$ 10,00 que lhes havia sido repassado a mais como troco, durante uma compra.


É com pequenas atitudes como esta, destacou em seu texto, que o próprio cidadão pode começar a reverter o quadro de corrupção que assola o Brasil. Pois ela tem toda razão.  


Envolvimento


A professora-doutora Paula Schommer, titular da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi a palestrante do encontro na prefeitura. Respeitada docente na área de gestão e controle social de organismos coletivos (públicos ou privados), ela destacou a importância da participação do indivíduo nos mecanismos e iniciativas que hoje permitem acompanhar ações da esfera pública.


Com as novas tecnologia da informação, que permitem a cada cidadão checar ele próprio números e iniciativas da máquina estatal, já não se pode mais tolerar que o sociedade fique passiva diante do poder público, esperando que ele resolva todos os problemas.


– É preciso que cada cidadão ajude a identificar os problemas e cobre sua resolução. Hoje há mecanismos para isso – analisou a especialista.   


Botemos todos a mão na consciência e abandonemos a passividade, pois.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal