Análise em Foco > Personalidade
MATURIDADE DA POPULAÇÃO TRARà DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL
Terça-Feira, 05 de Maio de 2015

Você já parou para pensar na possibilidade de terminar seus dias num asilo? Já refletiu alguma vez sobre o papel que desempenhará quando chegarem os últimos atos de sua participação no enredo da vida?


A partir de uma visita a um asilo de Blumenau, o colunista Thomas Madrigano fez esta reflexão, destacando a importância do trabalho voluntário nas casas de repouso e o impacto que o contato com os idosos pode causar na maneira de uma pessoa mais jovem encarar o mundo – acesse Parabólica e confira.


Envelhecimento


Em 2060, segundo estimativa do IBGE, o Brasil terá 58 milhões de idosos, quase 30% da população – hoje este percentual é de pouco mais de 7%, equivalente a 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos de idade. Pode parecer muito distante, mas meio século não demora tanto assim, principalmente na velocidade em que o tempo passa atualmente.


Por isso é importantíssimo que o país comece a pensar mais seriamente neste vasto contingente de pessoas do qual terá que cuidar num futuro nem tão distante assim. Tanto para dar aos cidadãos da terceira idade a melhor condição de vida possível quanto para aproveitar da forma mais adequada a experiência de vida acumulada por eles. Neste aspecto, promover o contato dos mais velhos com os mais novos parece ser caminho certo. Coisa que se faz há muito tempo em países orientais, por exemplo, onde o conhecimento dos mais experientes é moeda valiosa no organograma das corporações e geralmente funciona como lastro de seu funcionamento.


Capital


Assunto para se pensar mui seriamente aqui no Brasil, pelo vasto capital de experiência que o país está acumulando, através do envelhecimento de sua população e de seus trabalhadores. Alô, alô, senhores homens públicos, comecem a pensar nisso, portanto, e o quanto antes, de preferência.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal