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NA HORA DA CRISE, VENÇA O CONCORRENTE
Sábado, 06 de Junho de 2015

Momentos de crise, como o atual, também servem como uma espécie de seleção natural do mercado, diferenciando os mais fortes dos mais fracos, num ambiente em que nem sempre ser mais forte significa ter mais músculos. Criatividade e percepção, muitas vezes, podem fazer mais diferença do que força e tamanho.


Quem ficar só reclamando e lamentando, terá grandes chances de não resistir ao sacolejo da economia e pode acabar sucumbindo às muitas dificuldades que cenários desfavoráveis como o de hoje impõem aos players do mercado. Já quem levantar a cabeça para encarar a situação e buscar alternativas, terá boas chances de vencer a batalha sobre concorrentes e avançar no tabuleiro, evoluindo para um patamar mais competitivo e superando outros jogadores na luta pela sobrevivência. Se a luta para sobreviver – muitas vezes dificultada por crises climáticas ou de alimentos, por exemplo – seleciona os indivíduos de uma espécie, como já dizia Darwin, faz exatamente o mesmo com as empresas de um mercado.


Evolução


Procure aproveitar os momentos de crise, portanto, para evoluir, não para se acomodar e muito menos para abaixar a guarda. Isso só ajudará a seu concorrente. Neste contexto, aprimorar processos de venda pode ser uma alternativa rápida, eficiente e de custo acessível. Afinal, um programa de qualificação e aprimoramento do quadro comercial da empresa exigirá tempo menor de execução e possivelmente custará menos do que uma nova unidade fabril ou um equipamento de ponta novo – principalmente se for considerado que ele provavelmente terá que ser importado, já que o Brasil hoje produz poucos bens de capital.


Lembrando que a venda é a cereja do bolo no processo produtivo. Sem ela, não há qualidade nem preço de um produto que o façam ganhar escala. Na página Capital de Giro, você confere algumas dicas e sugestões para reduzir erros e potencializar resultados na hora de vender. Confere também entrevista com o presidente da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampe) de Blumenau, Carlos Braga Mueller, e com o consultor Ernizio Marcondes, profissional experiente e agente credenciado do Sebrae.


Oportunidade


Eles falam sobre o momento de crise, sobre as perspectivas do país e sobre curso de qualificação em vendas oferecido pela Ampe em parceria com empresa de consultoria.


Quem quiser aproveitar a crise para se sair melhor do que o concorrente no processo de seleção natural do mercado, portanto, tem aí boa oportunidade para começar a se mexer.




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