Análise em Foco > Personalidade
MÚSICO, MAESTRO, PROFESSOR, PASTOR E BOM PAI DE FAMÃLIA
Sábado, 21 de Maio de 2016

Blumenau perdeu nesta semana uma de suas figuras mais ilustres. Nascido em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial – no dia de seu nascimento, em 1943, o local onde sua mãe daria a luz foi bombardeado pelas forças aliadas e ela precisou refugiar-se, já com as dores do parto, em um abrigo anti-aéreo na Alemanha – o músico instrumental, maestro, professor e pastor luterano Frank Otto Mathias Graf faleceu na terça-feira, aos 73 anos, depois de longa e dolorosa luta contra o câncer.


Graf nasceu na cidade alemã de Halberstadt, ficando órfão de pai ainda bebê.


– Ele desapareceu enquanto voava. Não sabemos se foi abatido pelas forças aliadas, se o avião caiu ou o que quer que tenha acontecido – contou sobre o pai aviador, em documentário produzido alguns anos atrás sobre a vida e a obra de Graf.


Fuga


Aos três anos de idade ele veio para o Brasil com a família, que perdera tudo na Alemanha, principalmente pela opção ideológica que fizera.  Aos sete anos, ouviu pela primeira vez uma composição do austríaco Franz Peter Schubert, e então apaixonou-se perdidamente pela música clássica.


– Era uma canção muito triste, então é curioso o fato de uma criança de sete anos encantar-se tanto por ela. Mas foi o que aconteceu – conta Graf no documentário.


Em Blumenau, o migrante alemão que dedicou a vida à cultura, à arte, à vida pública e à espiritualidade deixou um importante legado para a história da cidade, no qual a criação da orquestra da Universidade de Blumenau (Furb) se destaca. Ajudou a formar e a incentivar muitos músicos eruditos na cidade, dando aulas no Teatro Carlos Gomes e na própria Furb, no curso de Música.


Graduado em Teologia, tornou-se também um respeitado e admirado pastor da Igreja Luterana, onde foi diretor de música sacra. A convicção espiritual que não escondia de ninguém, contudo, era inquietante: o mundo e a realidade vividos aqui na terra, para ele, simplesmente acabariam depois que morresse. Após a morte, acreditava, perderia toda ligação com este plano. Qual a importância de seus atos aqui na Terra, então?


Exemplos


Pelos exemplos que deixou, procurava fazer sua parte como cidadão, trabalhando tanto pela comunidade, inclusive voluntariamente, quanto pela família. Para o genro de uma das filhas, por exemplo, vendeu em condições favoráveis a bela propriedade onde morava em Blumenau, depois de ter ido morar em seu refúgio no litoral do Paraná. Uma casa de muito bom gosto mas nenhum luxo, retratando talvez um pouco da personalidade do pastor, como era carinhosamente chamado pelas pessoas mais próximas.


– Meu sogro era dessas pessoas que você fazia questão de estar ao lado – conta Sérgio Jurado, genro de Graf.


Jurado e a esposa Gabriele agora receberão a viúva Anelise por alguns dias em sua casa, para que a família possa confortar-se mutuamente pela perda.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal