Análise em Foco > Personalidade
A LÓGICA DO ALGORITIMO COMO UM GRANDE NEGÓCIO
Quarta-Feira, 27 de Julho de 2016

Há poucos dias o Facebook promoveu, conforme amplamente divulgado, uma mudança importante em seu algoritimo. O algoritimo é um conjunto de variáveis, estatísticas e cálculos utilizados no funcionamento de um sistema ou de um software. É ele que estabelece uma lógica aos códigos de programação, para que se traduzam em uma interface gráfica atraente e funcional ao gosto do usuário. O algoritimo também é utilizado por nosso cérebro humano, quando precisa identificar entre as muitas imagens que chegam através da retina aquelas que precisam de atenção imediata para dar ao olho a correta impressão do espaço, por exemplo. Sem esta fórmula de interpretação, associada ao banco de dados armazenado por ele, as imagens serviriam apenas para confundir o cérebro e embaralhar nossa visão.


No caso do Facebook, o que Mark Zuckerberg e seus programadores fizeram foi mexer nesta fórmula de interpretação, neste conjunto de variáveis e cálculos, utilizados no funcionamento da rede social. A principal motivação foi uma queda sensível no número de acessos diários à plataforma, e o resultado mais visível  uma redução da importância dos conteúdos corporativos na ordem das postagens visualizadas na timeline. Antes, quando você curtia um Link Patrocinado ou Publicação Sugerida, passava a visualizar com regularidade as postagens daquela fanpage. Agora precisa insistir bastante com a barra de rolagem para visualizá-las. A menos, claro, que o anunciante continue gastando com Link Patrocinado e Publicação Sugerida para ter destaque na timeline dos facebookeiros. Mas, se parar de gastar, possivelmente carregará as Curtidas como um passivo a ser administrado.


Big Bang digital


A mudança promovida pelo Facebook em seu algoritmo é resultado de um universo que está em franca mutação, como observa o editor do Análise em Foco em sua coluna. A era digital, que começou ontem na linha cronológica da humanidade, vai estar em evolução constante por muito tempo, de forma que as transformações nesta trajetória serão igualmente constantes.


A era digital e suas mudanças evolutivas, agora também chamada de Era dos Unicórnios, está para o mercado e para os negócios como a massa primordial de matéria estava para o Big Bang há cerca de 13 bilhões de anos, quando a explosão daquela pequena “bolaâ€, do tamanho de uma laranja nas contas dos cientistas, deu origem ao universo. A explosão digital dos últimos 20 anos fez e continuará fazendo nascer uma quantidade incalculável de oportunidades no universo dos códigos binários e dos algoritimos.


Aceleração


E Blumenau agora quer embarcar definitivamente nesta onda, que já trouxe muitos unicórnios da lenda para a realidade. Nesta quarta-feira, os idealizadores do Wind Coworking recebem a comunidade empreendedora do Vale do Itajaí para apresentar as instalações, ainda em obras, do espaço que irá se transformar em uma aceleradora de startups de tecnologia. É a edificação de um projeto que corre atrás de um sonho: incluir a cidade na Era dos Unicórnios. Será possível? Não se sabe, mas pelo jeito há muitos “loucos†por aí acreditando que seja.


Nós já estamos fazendo nossa parte, sonhando, explorando a “loucura†e plantando sementes. Há um ano, lançamos versão beta do aplicativo Beevy, cujo funcionamento vem mostrando ótima regularidade, apesar de problemas pontuais, e despertando o interesse de investidores. Na mais promissora das conversas iniciadas até agora foi gestado um plano de negócios inovador para a ferramenta, com inclusão de mecanismo automatizado de publicidade, e aberta a possibilidade de um investimento robusto na aceleração do projeto, que agora depende de desenvolvimento e divulgação para ganhar usuários, começar a faturar e ficar com cara de unicórnio.


Em nosso caso, também desenvolvemos e estamos aprimorando nosso próprio algoritmo, que gerencia o funcionamento do aplicativo Beevy. Ele reúne uma série de variáveis e informações como localização do usuário, raio de detecção do local em que ele está, tempo de permanência no local, quantidade de usuários detectados nos locais, quantidade de usuários por áreas, tipo de estabelecimentos, área geográfica e por aí vai. É justamente na criação e aprimoramento deste algoritmo que está nossa grande vantagem competitiva em relação a players que se arriscam no mercado em busca do novo pulo do gato nas redes sociais.


Impacto


Caso consiga avançar, o Beevy terá boas chances de dar este salto e quem sabe se apresentar para o papel de unicórnio, junto com outros projetos de enorme potencial da criativa e bem sucedida economia blumenauense. Você deve torcer para que apareçam muitos unicórnios aqui no Vale do Itajaí, assim como apareceram lá no Vale do Silício. Se isso acontecer, toda a sociedade irá ganhar, pelo impacto que o fenômeno de “realização da lenda†causa em todo o seu entorno.


Mas vai ser indispensável que, junto com criação de um espaço de coworking, também se faça um esforço para mobilizar investimentos. Afinal, sem o tutu, o faz-me-rir, o dim dim, o carvão, a onça, a garoupa, a verdinha, entre tantas outras gírias usadas para denominar dinheiro, é quase impossível acelerar uma startup. Suporte de gestão, coach, treinamento, tudo isso ajuda, mas sem boas doses de investimento a larva não vira borboleta, ou melhor, unicórnio.


Diferente de uma padaria, um posto de gasolina ou uma loja, por exemplo, em que você abre as portas e começa a vender para gerar receita, uma startup muitas vezes precisa de longo período de maturação até engrenar a virar um grande negócio. É justamente nesta transição que o investimento é indispensável. E é investimento de alto risco, que tem 50% de chances de dar certo e 50% de dar errado. É com isso que o pessoal que só investe nos mercados financeiro e imobiliário tem que se acostumar. A diferença é que, quando o sujeito crava uma aposta bem sucedida no segmento de tecnologia, ele não só ganha muito mais dinheiro como ainda corre o risco de entrar para a história. E então, vale ou não vale a pena arriscar? Nós, há muito tempo, acreditamos que vale.


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal