Análise em Foco > Personalidade
BLUMENAU QUER APROFUNDAR VOCAÇÃO
Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2017

Para começar bem o ano e antecipar o Carnaval, uma boa opção é curtir a Sommerfest, em Blumenau, evento já tradicional no calendário do Parque Vila Germânica, que organiza e promove também a Oktoberfest. Não por acaso, a festa de janeiro acabou ganhando o codinome de Oktober de Verão, e entra em sua segunda semana de 2017 com números expressivos. Nos dois primeiros dias de evento este ano (a Sommerfest ocorre às quintas e sextas de janeiro), 8 mil pessoas passaram pela Vila Germânica, segundo dados oficiais. O número é considerado positivo pela organização, levando em conta as chuvas e os temporais registrados na cidade nos últimos dias. A festa continua nesta quinta e sexta-feira.


Nos dois primeiros dias, segundo a organização, os visitantes da Sommerfest 2017 superaram a edição de 2016 em consumo de chope e pratos típicos. Foram consumidos este ano 20 mil copos, aumento de 1,4 % sobre o ano passado, e 3,5 mil pratos, 1,6% a mais que em 2017. Quem quiser conferir a programação da festa pode conferir no site. Os ingressos custam R$ 16,00 e podem ser comprados nas bilheterias, durante os dias de festa, ou pela internet – no site do evento você encontra o link. A Sommerfest ocorre de 5 a 27 de janeiro no Parque Vila Germânica, em Blumena, todas as quintas e sextas-feiras.


Vocação


Quase toda teoria de mercado mostra que, quando uma empresa ou instituição explora sua vocação da forma mais eficiente possível, expande seu leque de negócios e aumenta seu faturamento em escala exponencial. A Coca-Cola, por exemplo, começou fabricando um único refrigerante, há mais de 100 anos, mas soube explorar seu talento para o universo das bebidas e hoje oferece uma quantidade quase incontável de opções, passando por sucos, águas e refrigerantes. A Apple fazia apenas um computador doméstico há quase 50, hoje faz notebooks, smartfones e tocadores de música.


A Vila Germânica, que há décadas aperfeiçoa sua vocação para criar e organizar eventos em Blumenau, vem buscando esta diversificação de produtos, indo além da Oktoberfest e oferecendo um cardápio de feiras e eventos que se expandiu bastante nos últimos anos –  do segmento de bebidas e gastronomia ao de habitação e tecnologia, passando pelo têxtil, a autarquia municipal, em parceria com a iniciativa privada, tem obtido bons resultados explorando o setor. A última Oktoberfest, por exemplo, deu lucro de R$ 3,5 milhões, mesmo restringindo o acesso de pessoas para evitar superlotação e dar mais conforto aos visitantes (o cálculo considera apenas dados financeiros do evento, mas a festa gera impactos econômicos para diversos segmentos da economia local).  


Este é um recurso que, teoricamente, não pode voltar para o caixa do município, que Ã© uma instituição sem fim lucrativo. Mas pode ser investido no aprimoramento da estrutura e dos eventos organizados pelo Parque Vila Germânica, que, por sua vez, aquecem a economia local e geram oportunidades – do setor hoteleiro à prestação de serviços, passando pela indústria e pelo comércio, muita gente sente os efeitos positivos da movimentação de pessoas na cidade, sendo elas turistas ou não.


Valor agregado


Para manter este movimento positivo, contudo, é recomendável que estes eventos incluam novidades regularmente, tanto para agregar valor e fidelizar o público quanto para contribuir com o desenvolvimento de segmentos locais importantes, como o da tecnologia e da inovação. Em um mundo que se transforma rápida e diariamente, marcas que não olham para as novidades do mercado podem acabar ficando para trás, por mais sólidas e vencedoras que sejam. Paralelamente a isso, Blumenau tem uma vocação natural para produzir inovação, de forma que o cruzamento destes dois campos de interesse pode revelar sinergia altamente promissora. 


O aplicativo Beevy, por exemplo, desenvolvido por uma joint venture da qual o Análise em Foco faz parte, vem chamando a atenção no circuito brasileiro da inovação e pode ser uma das novidades para eventos da Vila Germânica este ano – a conversa entre as partes teve início no ano passado e pode avançar em 2017. Para os eventos, uma oportunidade de oferecer uma ferramenta inovadora e exclusiva de interatividade social (o Beevy permite que pessoas presentes num mesmo local possam interagir entre si); para o prestador do serviço, uma oportunidade ímpar de ganhar projeção e musculatura. Parceria de grande potencial para a economia local, sem sombra de dúvida.


Mas existe ainda uma série de outros negócios e soluções que podem se beneficiar da organização de eventos bem sucedidos como os da Vila Germânica. Que os gestores da estrutura possam seguir fazendo dela um motor do desenvolvimento local, portanto. Vontade para isso parece não faltar, pelo que mostraram no fim do ano passado tanto o prefeito Napoleão Bernardes quanto o presidente da Vila, Ricardo Stodieck, que juntos destacaram o papel da organização de eventos (principalmente os de pequeno e médio porte) e do turismo para a economia de Blumenau. Eles anunciaram novidades para este ano (como um novo festival gastronômico), reforçaram a importância dos eventos já realizados e destacaram o papel do segmento na economia da cidade – em entrevista exclusiva para o Análise em Foco, em outubro do ano passado, o prefeito observou também que o município pretende agregar mais ferramentas tecnológicas ao cotidiano da administração municipal, melhorando a qualidade dos serviços que presta e contribuindo para o desenvolvimento do setor.


Resultado   


Agora resta esperar que a intenção vá além do discurso e produza os resultados que se espera de iniciativas como estas, decisivas para gerar mais desenvolvimento e crescimento econômico. Afinal, resultado é tudo que a sociedade espera da administração pública e das organizações sociais, incluindo as empresas.    




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal