Análise em Foco > Personalidade
105 MIL PESSOAS PASSAM PELA OKTOBERFEST EM DOIS DIAS***
Sábado, 14 de Outubro de 2017

O Parque Vila Germânica, onde é realizada a Oktoberfest de Blumenau, informou no final da manhã deste sábado que os ingressos para o evento estavam esgotados para o dia. ***No domingo, contabilizava o maior público já registrado desde 2013 para um mesmo dia: 63 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica entre a abertura e o fechamento dos portões no sábado.

Tradicionalmente, o sábado do feriado de Dia das Crianças é o dia de maior lotação da festa, e não raramente tem os ingressos esgotados bem antes da abertura dos portões da Vila Germânica. Por isso é importante garantir a entrada com antecedência, comprando ingresso pela internet ou nas bilheterias do evento.

***Quem não conseguiu entrar neste final de semana, no entanto, pode ficar tranquilo, porque restará ainda uma semana para curtir a segunda maior celebração da cultura germânica no mundo ocidental – posto rivalizado com a Oktoberfest de Cincinatti, nos EUA, que também recebe cerca de meio milhão de visitantes todos os anos . O público da festa norte-americana é ligeiramente superior, mas descontada a diferença de população entre os EUA e o Brasil as duas festas ficam equivalentes. A maior de todas as festas da cultura alemã, evidentemente, é a Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Mas não esqueça: melhor garantir ingresso antecipadamente para os dias que restam, antes que eles acabem esgotados novamente. Desde 2013, o número de entradas para a Oktoberfest de Blumenau é limitado, para evitar que o público simultâneo seja superior a 41 mil pessoas e a superlotação tire a qualidade do evento. Quem já esteve na Vila Germânica antes da limitação de público sabe o quão desconfortável ficava a festa quando passava deste patamar, chegando a mais 60 mil pessoas simultâneamente, como já aconteceu no passado. Aí faltava banheiro, espaço, capacidade de atendimento, conforto e segurança para os oktoberfesteiros. Muita gente acabava tendo uma péssima experiência nestas condições e saía do evento levando uma impressão ruim dele.

*** Trechos alterados após a publicação para atualização de conteúdo

Qualidade

Com a limitação houve um avanço significativo na qualidade da festa, que agora pode atender a todos os seus visitantes de forma adequada. Não por acaso as pessoas continuam querendo frequentá-la ano após ano, esgotando os ingressos em determinados dias – sem a limitação o número anual de visitantes possivelmente seria maior – e fazendo dela um dos maiores eventos do mundo.

Até o momento, segundo números oficiais, 262 mil pessoas já passaram pelas catracas da Vila Germânica para se divertir na Oktoberfest de Blumenau, que começou no último dia 4 e segue até o próximo dia 2242,5 mil delas na última sexta-feira, que recebeu público 62% superior ao registrado no mesmo dia do ano passado. Em relação a 2016, o total de visitantes acumulado até o momento é 10% maior. O consumo de chope já passou dos 300 mil litros, servidos em nada menos que 758 mil copos de plástico – o Análise em Foco está levantando junto à Vila Germânica como é feito o descarte deste material reciclável. Na parte de gastronomia, 170 mil pratos e lanches foram servidos até a última sexta-feira.

Relógio

São números realmente formidáveis, que mostram não só a face de um grande evento mas de todo um esquema de organização que funciona praticamente como um relógio suíço. Este ano algumas ocorrências desagradáveis, como o desabamento de uma tenda, o acidente que machucou uma pessoa no desfile oficial e o incidente envolvendo intimidação com arma de fogo, mostram que é recomendável promover ajustes, mas nada que comprometa o brilho do evento, presente há 34 nos melhores roteiros do turismo de lazer.

Se você ainda não tem ingresso, portanto, corra para a internet ou para a bilheteria mais próxima e garanta já o seu, pois pode acabar ficando sem ele se deixar para a última hora. Faça sua compra sem receio, sabendo que  o chope seguramente vai estar geladíssimo, a comida deliciosa e quente, a música animadíssima e o público mais ainda. É evento para se divertir sem medo nem moderação, apenas juízo, consciência, respeito e animação. E não esqueça: se beber não dirija, use os serviços de transporte coletivo e individual que estarão à sua disposição na saída da festa. Ein Prosit! 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal