Análise em Foco > Personalidade
BLUMENAU GANHA UMA NOVA VELHA PONTE, QUE DEPENDERÃ DE CUIDADOS ADICIONAIS
Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018

Teve inicio nesta segunda-feira o trabalho de pintura da ponte Engenheiro Antônio Vitorino Ávila Filho, mais conhecida pelos blumenauenses como Ponte dos Arcos, em função da forma arquitetônica e estrutural que a caracteriza – há cinco décadas a estrutura era parte de uma ferrovia, sendo reformada posteriormente para o fluxo de automóveis.  Esta é a segunda etapa do processo de revitalização pelo qual passa um dos principais cartões postais da cidade, cujas más condições de conservação, há tempo, causavam impressão ruim a quem chegava a Blumenau pela entrada Leste do município.

A revitalização teve início com a limpeza da estrutura, feita em janeiro, e agora a pintura deve ser concluída em cerca de 30 dias. Logo após inicia a modernização do sistema de iluminação. Durante os trabalhos, a princípio, o tráfego no local deverá continuar normal, mas, se houver necessidade de interdição, a autoridade de trânsito avisará com antecedência.

Prevenção

A revitalização da Ponte dos Arcos é uma parceria da Prefeitura de Blumenau com o Rotary Club Blumenau-Açú e as empresas ACN Química e Condor, que doaram a tinta. Por isso estão envolvidos na causa o mérito da iniciativa e o mérito da parceria, pois sempre que o poder público e a iniciativa privada unem esforços pelo bem comum quem sai ganhando é o cidadão, obtendo melhor custo-benefício na prestação de serviços – vale observar que, além de deixar a cidade mais bonita para os visitantes, a revitalização de equipamentos urbanos também provoca uma sensação mais agradável para quem vive no município, interferindo diretamente na qualidade de vida da população.

Mas seria recomendável que fossem pensadas também em mais formas de prevenir a degradação e, principalmente, a depredação de bens públicos importantes como a Ponte dos Arcos, que, além de cartão postal da cidade, é importante equipamento viário. Melhorar a iluminação vai ajudar bastante, mas, para evitar maiores riscos de novas pichações, por exemplo, a instalação de câmeras de monitoramento seria bastante oportuna. Teria custo sensível, mas possivelmente produziria benefício satisfatório. Afinal, se já era desconfortável ver uma velha ponte pichada todos os dias, ver uma ponte com cara de nova mas já cheia de rabiscos será mais desconfortável ainda,  deixando a sensação de dinheiro jogado fora e, pior, de falta de controle das autoridades sobre o patrimônio público.

Manutenção

O monitoramento eletrônico é apenas uma ideia, mas existe outras formas de produzir o mesmo efeito, então cabe às autoridades responsáveis pensar na melhor maneira de zelar pelo bem comum. Uma nova parceria entre a administração municipal e a iniciativa privada para este fim seria muito bem vinda. Certamente diluiria custos, agregaria valor à imagem de eventuais parceiros e deixaria aliviados os blumenauenses, que se perguntarão por quanto tempo aquele belo patrimônio urbanístico, revitalizado, ficará livre da ação dos vândalos.

Que os esforços em viabilizar esta importante obra sejam reconhecidos, portanto, pois trazem um benefício visível para o município, mas que estratégias complementares de manutenção sejam igualmente elaboradas, para dar vida útil mais longa ao investimento e ao retorno que ele vai dar para a sociedade. Do contrário, aquilo que hoje é um grande mérito amanhã pode se transformar num enorme fardo.   




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal