Análise em Foco > Personalidade
APÓS BUG DA REDE HOST, HOSPEDAGEM É ESTABILIZADA E O ANÃLISE VOLTA AO NORMAL
Sexta-Feira, 30 de Julho de 2010

Quem acessou o Análise em Foco entre a última quinta-feira (29/7) e o início da tarde de ontem(1/7), encontrou problemas de navegação: algumas imagens não podiam ser visualizadas e parte dos 53 links e sub-links do portal, em determinados momentos, remetia para a mesma página, localizada na sessão Comente do site.


Tratou-se, infelizmente, de um lastimável transtorno, cuja origem esteve no instável Servidor 41 da Rede Host Internet Corporativa do Brasil, onde ficava hospedado o AEF. 


A corrida pela restauração do site, contudo, foi implacável, com os programadores da empresa de hospedagem e a equipe do Análise em Foco trabalhando sem parar, até o início da tarde de domingo (1/8), quando tudo, enfim, voltou ao normal.


A Rede Host está entre os 10 maiores provedores de hospedagem do país, mas sucumbiu a um obstáculo imposto pela tecnologia. Ao fazer a transferência dos Códigos PHP que dão vida ao Análise do Servidor 41 para um novo servidor, mais estável e confiável, os programadores da empresa utilizaram versão atualizada do PHP, que é hoje uma das linguagens mais usadas para programar websites.


Na hora de fazer a leitura dos códigos a partir do novo servidor, contudo, o sistema operacional da Rede Host entrou em parafuso e não conseguiu mais fazer a transcrição, deixando o Análise em Foco debilitado por horas e mais horas.


E foram horas terríveis para todos nós, que temos no AEF a principal inspiração para o trabalho, todos os dias. Lamentamos profundamente o incidente, e nos constrangemos perante cada um dos cerca de 2 mil internautas que visitam o portal todos os dias e encontraram distúrbios por aqui, no final da semana passada.


Mas esta dura agonia será como uma espécie de dor do parto, quando a mulher enfrenta longas horas de sofrimento físico dilacerante para dar ao mundo uma nova vida, protagonizando o mais encantador e fascinante fenômeno da existência humana.


No caso do AEF, o drama da troca de servidores foi como um renascimento. O portal renasceu em um novo servidor, mais estável e confiável, e este tipo de distúrbio será coisa do passado.


Pelo menos é o que nos garante a Rede Host Internet Corporativa, que efetuou a mudança de hospedagem entre seus servidores para dar ao portal a estabilidade que ele exige. Esta foi a condição irrefutável para a manutenção do contrato que temos firmado com nosso provedor.


E queremos estabilidade porque já trabalhamos para incorporar novidades e reformular o AEF no médio prazo. Queremos levar a você novas opções de conteúdo, mais elaboradas e aprofundadas, tanto quanto surpreendentes e inovadoras, como é nossa marca.


Por isso, mais uma vez, fazemos a você, leitor, um sincero e devotado pedido de desculpas pelas falhas ocorridas. Mas tenham certeza: elas estiveram sempre ligadas a movimentos de evolução e inovação, levando, invariavelmente, ao melhoramento do produto que oferecemos a você. Afinal, este é o nosso principal objetivo: deixa-lo mais satisfeito hoje do que ontem.


Os meios para chegarmos a este fim, no entanto, nem sempre dependem somente da nossa própria vontade e capacidade, estando suscetíveis, também, aos percalços vividos por nossos prestadores de serviço.


Isso, por outro lado, faz parte da organização social que caracteriza a produção de conteúdos na internet. E não deixa de ser um aspecto positivo, afinal, viver em sociedade é sempre melhor do que existir isoladamente.  




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal