Análise em Foco > Personalidade
NOVA REITORIA DA FURB SERÃ DEFINIDA EM SEGUNDO TURNO
Sexta-Feira, 27 de Agosto de 2010

Após um duríssimo mandato à frente da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que viveu – e vive – dias de forte aperto financeiro nos últimos anos, o reitor Eduardo Deschamps e seu vice, Romero Fenilli, sofreram ontem uma derrota nas urnas, após eleição da nova reitoria, nesta quinta-feira à noite.


Não foi uma derrota acachapante, mas foi uma derrota. Com 25,7% dos votos, Fenilli ficou 14,1% atrás de João Natel, o vencedor, e 8,7% atrás de Valmor Schiochet, o segundo colocado.


Com afinidades de postura e pensamento mais ligadas ao governo democrata do prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) do que às alas oposicionistas lideradas pelo PT no município, Deschamps viu Fenilli ser superado justamente pelo petista Valmor Schiochet, que agora vai para o segundo turno, junto com Natel, em um pleito que promete ser acirrado, se considerado o resultado do primeiro turno. A nova votação ocorrerá no próximo dia 10.


É a maior instituição de ensino da cidade e seus movimentos político-administrativos, que acabam repercutindo, de forma legítima, tanto no ambiente acadêmico quanto no partidário.


Movimentos que, ressalte-se, ocorrem de forma perfeitamente democrática e ordeira, mostrando que maturidade e estabilidade institucional são um patrimônio conquistado pela Furb. Que ela continue assim, por muitos e muitos anos, pois é orgulho dos blumenauenses.   


QUEM SERÃ O NOVO REITOR DA FURB?


JOÃO NATEL, 50 – Graduado em Medicina e residência médica em Neurologia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciências Médicas, pela UFSC, e doutor em Neurologia pela USP-Ribeirão Preto (2010). É professor do quadro de Medicina desde 1995, leciona nos cursos de Medicina, nas áreas de neuroanatomia, neurologia e internato médico, e no Curso de Fisioterapia na área de neuroanatomia.


Por oito anos, ocupou os cargos de coordenador e chefe do Departamento de Medicina, Conselho de Centro de Ciências da Saúde e do CEPE, na Câmara de Ensino. Membro da Academia Brasileira de Neurologia, da American Academy of Neurology e pelos seus trabalhos em neuropatia periférica foi agraciado, em 2002,  com o prêmio de Mérito Cientifico da Associação Catarinense de Medicina.


VALMOR SCHIOCHET, 46 – professor na FURB desde 1987, atua no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Mestrado em Desenvolvimento Regional. Mestre em Sociologia Política (UFSC), doutor em Sociologia Política (UnB). Na Furb, foi chefe de departamento, diretor de centro, diretor do Instituto de Pesquisas Sociais, membro do CONSUNI, presidente da APROF, coordenador do Comitê Pró-Federalização da FURB.


É militante e assessor de pastorais e movimentos sociais; coordenador regional e membro da diretoria da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas do Mundo do Trabalho – Unitrabalho; secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico e diretor de Estudos e Projetos na Secretaria Nacional de Economia Solidária – Ministério do Trabalho e Emprego.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal