Análise em Foco > Personalidade
SEMINÃRIO ORGANIZADO POR AGÊNCIA MOSTRA CRESCIMENTO DA PUBLICIDADE NA WEB
Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2010

Em 2008, um grupo de empresários blumenauenses acreditava em um sonho e bancava a contratação de uma consultaria de porte internacional, sobre o mercado de comunicação. A um consultor ligado a renomada universidade europeia, então, era encomendado um estudo que traçava um perfil da mídia nos dias de hoje e as perspectivas do segmento midiático em todo o mundo, particularmente no Brasil.


Em linhas gerais – detalhadas e aprofundadas em um documento de quase 100 páginas – este estudo dizia o seguinte: que o processo de comunicação, enquanto produção e consumo de conteúdos editoriais, migraria rapidamente para o mundo virtual e o mercado publicitário, que lhe dá sustentação, seria motivado a migrar também. Afinal, o anunciante precisa estar aonde a audiência está.


Esta consultoria apresentava exemplos de veículos, europeus e norteamericanos, que hoje já têm boa parte de suas receitas obtidas com a operação digital. Outros só existem na Web e vão bem comercialmente.


Na Europa, os investimentos do mercado publicitário na internet cresceriam mais que 20% em 2009, apontava a consultoria. Na América Latina, e no Brasil, esse percentual poderia ser bem superior, considerada a evolução do volume de acessos à Rede Mundial de Computadores no continente.


Pois bem, no último dia 30, em Itajaí, durante o Tatticando – 1º Seminário Tatticas de Comunicação, cujo tema era justamente o universo digital e seus diferentes desdobramentos no presente e no futuro – dois palestrantes de peso mostraram que os apontamentos feitos pela consultoria citada não estavam errados.


A verba de publicidade aplicada na internet cresceu 38% em 2009, na Europa. Na América Latina – e no Brasil –, praticamente dobrou, crescendo vertiginosos 98%. Os números foram apresentados por Eduardo Lorea, executivo da área digital do Grupo RBS, que palestrou no evento organizado pela agência de comunicação Tatticas.  


Luli Radfarher, show man e professor universitário, considerado hoje um dos grandes pensadores do universo digital, concluiu, no mesmo evento:


– E está tudo só começando, vem muito mais por aí.


Foi acreditando nisso que o Análise em Foco mobilizou pessoas, recursos e muito trabalho para criar o melhor portal de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Foi acreditando no que apontava a consultoria contratada que algumas pessoas transformaram um projeto de comunicação em um projeto de vida.


E você, caro e estimadíssimo leitor, o que ganhou com isso? Você ganhou um veículo de comunicação completo, diferenciado, exclusivo e esclarecedor, tanto quanto acessível. Afinal, você pode acessa-lo de qualquer lugar e a qualquer hora, e o que é melhor: gratuitamente.


Quase um milagre, mas na verdade uma simples mudança de realidade: a comunicação migrou para a Web. Aproveite, quem ganha é você! 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal