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META ESTABELECIDA PARA O ANO É ATINGIDA EM 5 MESES PELO AEF
Segunda-Feira, 13 de Junho de 2011

O Análise em Foco iniciou 2011 com uma meta editorial bem clara: dobrar sua audiência em número de Unique Visitors, por ser esta a estatística que melhor demonstra a verdadeira amplitude de um veículo de comunicação, medindo a quantidade de endereços diferentes de onde partem os acessos a ele.


Resumidamente, os visitantes únicos representam a quantidade de conexões através das quais os internautas acessam um determinado site. Assim, se 200 pessoas acessarem o AEF a partir de um mesmo endereço – uma universidade ou um escritório, por exemplo – estes 200 acessos terão como origem um único IP, que é o registro digital desta conexão. Cada uma destas pessoas contabilizará diferentes Visualizações de Página, que é outra estatística importante na Web e define mais precisamente o real número de acessos. Mas todas elas, juntas, constituirão apenas um Unique Visitor, identificado pelo IP da conexão oferecida por aquela universidade ou escritório.


Ter bastante Unique Visitors, portanto, significa que um veículo, ou site, está ficando mais abrangente, recebendo acessos de cada vez mais locais diferentes.


Em janeiro deste ano, o Análise em Foco contabilizou 11 mil Unique Visitors em suas estatísticas de acesso – confira, no gráfico acima, a evolução dos números ao longo do ano. Para cumprir a meta estabelecida, então, precisaria chegar a dezembro contabilizando 22 mil Visitas Únicas.


Para atingir o objetivo de duplicar o registro de IPs de acesso ao portal, então, um planejamento estratégico foi traçado e projetado para o segundo semestre deste ano. Antes mesmo que ele começasse a ser executado, contudo, a audiência do portal cresceu 75% e chegou a 19,6 mil Unique Visitors já no mês passado – de acordo com estatísticas da Rede Host Internet Corporativa, quarto maior provedor de hospedagem do país. Os dados estão sujeitos ao Comitê Gestor da Internet no Brasil e podem ser acessados em tempo real.


Ou seja, 89% da meta estipulada para o ano foi atingida já em maio, sete meses antes do esperado. Agora, portanto, não resta outra alternativa que não seja a revisão da meta inicial, pois está claro que ela pode – e deve –  ser superada.


Mas, para seguir crescendo, o AEF precisa superar também suas deficiências e limitações, que são claras e perceptíveis. A velocidade de atualização das páginas já não acompanha a demanda da audiência e é hoje o maior obstáculo para a ampliação dos acessos. Para atualizar mais, no entanto, é preciso ter mais gente, e, para ter mais gente, é preciso ter mais orçamento. Para ter mais orçamento é preciso faturar mais, e, para faturar mais, é preciso atrair mais anunciantes.


Este é o principal desafio de uma empresa que cresce: continuar crescendo, à despeito dos solavancos e turbulências que vão aparecendo pelo caminho. Por isso, o Análise em Foco chega ao segundo semestre completando dois anos de vida e encarando seu maior desafio: seguir crescendo. Nós fizemos a nossa parte, trabalhando incessantemente; você fez a sua, acessando o portal e nos dando audiência; agora é a vez do mercado fazer a dele, ampliando sua participação neste processo.


REALIDADE DO MERCADO APONTA PARA CRESCIMENTO DAS MÃDIAS DIGITAIS


Em Junho, o Análise em Foco comemorou também sua primeira participação como apoiador de um evento importante, a 5ª Semana de Publicidade e Propaganda do Grupo Uniasselvi-Assevim, que trouxe a Brusque o diretor de Publicidade Digital do Grupo Abril Mídias, André Almeida (foto de Capa).


Na palestra que fez no auditório da Uniasselvi-Assevim, que ficou lotado, Almeida apresentou números e perspectivas que corroboram a expectativa de um futuro exuberante para as mídias digitais.


O Grupo Abril, por exemplo, já comercializa mais de 60 sites, entre títulos próprios e parceiros. No ano passado, a receita da Abril Mídias com publicidade online cresceu 28%, enquanto o número de acessos aos veículos digitais do grupo chega a ser mais de quatro vezes superior ao total de assinantes dos impressos. Quando a venda de tablets e mobiles estiver massificada no Brasil, crê Almeida, a possibilidade da receita obtida com as mídias digitais superar a dos impressos passará a ser concreta:


 â€“ Quando as Casas Bahia venderem Ipad em 20 vezes sem entrada, começaremos a pensar seriamente nisso – observa.


Entre os sites parceiros da Abril – endereços que ela incorpora a seu domínio –, alguns estão na faixa dos 30 mil Visitantes Únicos por mês. Ou seja, patamar ao qual o Análise em Foco pode chegar ainda este ano, caso consiga manter o ritmo de crescimento do primeiro semestre – algo que não vai ser fácil, evidentemente.


São veículos de natureza segmentada, como o AEF, que não têm a pretensão de transformarem-se em mídia de massa.


– Não somos broadcast, definitivamente – frisa o diretor de Publicidade Digital da Abril Mídias.


A 5ª Semana de Publicidade e Propaganda mostrou ainda como as redes sociais deixaram de ser coisa de desocupado, há muito tempo, para transformarem-se em um negócio lucrativo. No último dia do evento, realizado na semana passada, foi o encontro inédito entre diretores de criação de Santa Catarina que empolgou a plateia e jogou luz sobre as transformações que estão em curso no mercado da comunicação.


Por isso 2011 tem sido um ano especial para o Análise em Foco, que, além de crescer tão destacadamente no campo editorial, pôde veicular sua marca pela primeira vez através de um evento tão importante. Um sinal de que o caminho para seguir edificando e melhorando o portal é este.    


Mas nosso futuro dependerá, como sempre, de você, fiel e estimadíssimo leitor. Sem as suas visitas diárias, nenhuma batalha poderá ser vencida. Por isso volte sempre, a casa é sua.




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