Análise em Foco > Personalidade
POR UMA GRANDE LIMPEZA EM BLUMENAU
Domingo, 03 de Julho de 2011

O título acima não se refere a uma limpeza étnica, nem social. Também não tem relação com o serviço de coleta de lixo ou do material reciclável em Blumenau, tampouco propõe uma guerra santa.


O que pretendo neste artigo é discutir a produção e o destino dos entulhos das novas construções. Observo que esta limpeza poderia ser feita melhor pelo poder público, quer no recolhimento em si do material ou na fiscalização e cobrança para que a construtora o faça de acordo com as normas ambientais.


Quando alguma empresa privada coleta o entulho, cobra pelo serviço e, muitas vezes, não dá o destino adequado, transferindo o problema para outros locais. Todos sofrem muito com os desastres socioambientais que nos afetam, sejam em grandes ou pequenos eventos. Diante do atual quadro, não há como escapar das perguntas: quem coleta e recicla os entulhos das novas construções na cidade? E dos que resultam das reformas e/ou demolições? E das árvores e outros arbustos que não são cortados pela Prefeitura?


Temos ainda os bens inservíveis, depositados em terrenos baldios ou simplesmente jogados em rios ou córregos, provocando todo tipo de poluição e desastres ambientais. O desafio aqui é despertar a conscientização coletiva para um problema grave que está sendo tratado com desleixo. A indiferença tem transformado a poluição com entulhos das construções em algo corriqueiro, como se não fosse um mal deixar o resto dos materiais jogados em qualquer canto da cidade.


Acredito que a Prefeitura deveria investir em programas habitacionais que reutilizassem o material reciclado, o que seria uma boa contribuição para o meio ambiente. Este projeto poderia ser desenvolvido em parceira com entidades de classe e associações de moradores, todos sairiam ganhando. Aliado a isto, uma coleta e depósito adequado dos entulhos resultante dos cortes, podas e outras sobras de materiais de madeiras ou similares.


Como certos materiais não têm valor comercial para os recicladores em geral, cabe à Prefeitura fazer a coleta e dar a destinação apropriada. Da mesma forma com as sobras de pequenas escavações feitas em moradias, que não são recolhidas pelo bota-fora, mas sim jogados em locais ermos.


Com estas medidas simples, estaríamos dando uma grande contribuição para o meio ambiente.


Por Vanderlei de Oliveira (PT), vereador de Blumenau


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal