Análise em Foco > Personalidade
A QUESTÃO É: O QUE A CIDADE GANHA COM O SUCESSO DO METROPOLITANO?
Terça-Feira, 11 de Agosto de 2009

A opinião e a análise nesta edição ficam com o Análise em Foco e seu colunista de Esporte, Paulo César PC. Assumimos a responsabilidade diante da divulgação do projeto comercial do Metropolitano para 2010 – confira todos os detalhes na coluna. Um fato importante, que merece ser divulgado, tanto quanto analisado. 


Blumenau precisa de um clube competitivo e vitorioso? Isso trará benefícios para a cidade, além daquele oferecido aos torcedores? Essa é a grande discussão na hora de se avaliar a importância do projeto e sua viabilidade. Identificar os benefícios de ter na cidade uma equipe de futebol com projeção estadual e nacional ajuda a entender a lógica que move a persistência do grupo de empresários que tenta fazer decolar a proposta do Metropolitano.


A verdade é que bons espetáculos e opções de lazer variadas fazem parte da qualidade de vida de uma cidade, e qualidade de vida é tudo o que a população de um município busca nele. Quando você tem qualidade de vida, atrai as pessoas, muitas vezes entre elas profissionais qualificados, por exemplo, indispensáveis para o crescimento econômico e social de um lugar. O desenvolvimento de uma cidade, Estado ou País, é sempre diretamente proporcional à qualidade da migração que para ele converge.


Blumenau, aliás, é a mais fina prova disto: desenvolveu-se tão destacadamente pela qualidade das pessoas que a colonizaram, há 150 anos.


Bons espetáculos também movimentam a economia, através do transporte, da ocupação da rede hoteleira, da prestação de serviços e do comércio. O poder público também ganha, recolhendo mais taxas e impostos. Com isso, pode investir mais na infra-estrutura da cidade e nos serviços prestados à população.


E o futebol, no Brasil, é o maior dos espetáculos. Move montanhas de dinheiro, além de paixões avassaladoras. É indiscutível o potencial mercadológico do esporte mais praticado no país. Imagine o Metropolitano na Série A, jogando uma vez por semana, durante seis meses, aqui em Blumenau. Receberíamos equipes, comissões técnicas e torcedores de outros Estados. Venderíamos muito a eles. Nossos restaurantes e hotéis girariam o caixa, empregariam mais gente, pagariam mais impostos.


Sem falar da marca Blumenau, que ganharia ainda mais projeção do que já tem, atraindo mais e mais turistas. Isso quem deve dizer são especialistas, mas parece que seria realmente um grande negócio ter um time de futebol vencedor na cidade.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal