Blumenau e o Vale do Itajaà são, de fato, uma terra surpreendente, em todos os aspectos. Habitada por um povo que não se cansa jamais de empreender e se superar, como fizeram os migrantes alemães que colonizaram as margens do rio ItajaÃ-Açu, produz bons exemplos de desenvolvimento e prosperidade há 162 anos.
Neste perÃodo, Blumenau e o Vale, juntos, formaram uma das principais locomotivas da economia catarinense e nacional. Sozinha, Blumenau produz atualmente mais de R$ 8 bilhões por ano em riquezas para o estado e o paÃs, embora tenha caÃdo drasticamente na comparação com outros municÃpios do estado, que ultrapassaram os blumenauenses no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) – caso de Itajaà e Florianópolis, que hoje são a segunda e a terceira economias de Santa Catarina, respectivamente, atrás de Joinville.
Em editorial recente, o Análise em Foco mostrou como a economia de Blumenau vem encolhendo, proporcionalmente, nos últimos 10 anos, em função da falta de investimentos públicos em infraestrutura (clique aqui e confira).
Nos últimos dias, contudo, uma nova onda de notÃcias boas veio tanto da polÃtica (com a semi-federalização da Furb) quanto da economia, depois que as montadoras alemãs Mercedes-Benz e Audi anunciaram que começam por Blumenau uma polida geral no layout e no conteúdo de suas concessionárias no Brasil.
O grupo DVA, que controla a Mercedes em Santa Catarina, construiu uma loja de R$ 10 milhões – conforme valor anunciado – na rua 2 de setembro, que está se tornando um corredor vip do mercado automotivo no Vale do Itajaà – também estão ali Audi, Citroën, Toyota, Hyundai e Nissan, entre os importados. De acordo com a DVA, a unidade recém inaugurada (clique aqui e confira) é a primeira concessionária brasileira a respeitar inteiramente o padrão internacional imposto às lojas da marca alemã.
Para não ficar atrás, o grupo Breitkopf e a Audi anunciaram, na semana que passou, que também construirão em Blumenau sua mais moderna concessionária no Brasil (conforme layout da imagem acima). As obras já tiveram inÃcio e a meta é concluir a unidade até março do ano que vem.
A loja terá 2,8 mil metros quadrados de área construÃda, num terreno de 4,5 mil metros quadrados, localizado ao lado do atual endereço, na rua 2 de Setembro. A unidade atual é quatro vezes menor, com 670 metros quadrados de área.
Segundo diretor da Audi Breitkopf, Ênio Sardagna, esta será a primeira revenda Audi, no Brasil, com a nova configuração mundial completa, chamada Lighthouse.
– Uma loja moderna, tecnológica e alinhada com a tendência ecológica atual – ressalta.
O BRASIL COMEÇA POR BLUMENAU, PARA A AUDI
A Audi Brasil anunciou a chegada do novo conceito arquitetônico de suas concessionárias ao Brasil durante a 1ª Mostra de Ambientes Casa Cor Trio, realizada no Jockey Club de São Paulo, em 2009. Na ocasião, a montadora apresentou os layouts que passarão a referenciar a marca nos 32 pontos de venda oficiais em todo o paÃs. A previsão é de que a reformulação total das concessionárias Audi, que começa por Blumenau, seja concluÃda em seis anos.
O presidente da Audi Brasil, Paulo Kakinoff, salientou que a escolha da nova Audi Center Blumenau como a primeira revenda no Brasil com a nova configuração mundial da marca é um reconhecimento do trabalho feito pela Breitkopf:
– Não poderia ser em outro lugar. A Audi Breitkopf apresenta um alto nÃvel de satisfação dos clientes, com destaque para todo o Brasil, há alguns anos.
MERCADO PREMIUM É MARCA DE DIFERENCIAÇÃO
Não se pode deixar de lembrar que os últimos anos têm trazido boas notÃcias para a economia blumenauense. Afinal, entre 2007 e 2011, foram construÃdos quatro novos supermercados e dois novos shopping centers na cidade.
O que diferencia as iniciativas da Breitkopf e da DVA é o nicho em que elas atuam. Trata-se de um mercado cujos bens de consumo não custam menos de R$ 100 mil e podem chegar a R$ 1 milhão (caso do roadster R8, da Audi. Clique aqui e confira mais sobre a presença da montadora alemã no Brasil e em Blumenau). Se ambas, Mercedes e Audi, estão acreditando tanto na cidade, é porque vislumbram nela grande potencial, evidentemente.
A realidade que todos percebem
O fato é que todos já percebem que Blumenau começou a superar o ciclo de encolhimento da década de 1990, para voltar a crescer e prosperar. Só precisa, e com muita urgência, da duplicação da BR-470, senão o voo que está sendo novamente iniciado corre o risco de terminar em tragédia. Por isso um recado para a ministra Ideli Salvatti e a presidenta Dilma Rousseff: não esqueçam da promessa feita há dois meses, quando estiveram na cidade e outra vez a duplicação esteve entre as promessas.
Depois das tratativas em torno da possÃvel fusão entre a Universidade de Blumenau (Furb) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), até que dá para acreditar que estas duas senhoras inclinam-se a cumprir o prometido. Se fizerem-no, certamente darão um grande passo para marcar história na região.
Para além disso, no entanto, elas estarão cumprindo o que na verdade é mera obrigação, como representantes eleitas pelo povo: permitir que uma região economicamente tão pujante possa continuar se desenvolvendo e ajudando o Brasil a enriquecer. Pensem nisso com carinho, senhoras.