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MONTADORAS ALEMÃS INICIAM REMODELAGEM DE CONCEITO POR BLUMENAU
Domingo, 21 de Agosto de 2011

Blumenau e o Vale do Itajaí são, de fato, uma terra surpreendente, em todos os aspectos. Habitada por um povo que não se cansa jamais de empreender e se superar, como fizeram os migrantes alemães que colonizaram as margens do rio Itajaí-Açu, produz bons exemplos de desenvolvimento e prosperidade há 162 anos.


Neste período, Blumenau e o Vale, juntos, formaram uma das principais locomotivas da economia catarinense e nacional. Sozinha, Blumenau produz atualmente mais de R$ 8 bilhões por ano em riquezas para o estado e o país, embora tenha caído drasticamente na comparação com outros municípios do estado, que ultrapassaram os blumenauenses no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) – caso de Itajaí e Florianópolis, que hoje são a segunda e a terceira economias de Santa Catarina, respectivamente, atrás de Joinville.


Em editorial recente, o Análise em Foco mostrou como a economia de Blumenau vem encolhendo, proporcionalmente, nos últimos 10 anos, em função da falta de investimentos públicos em infraestrutura (clique aqui e confira).


Nos últimos dias, contudo, uma nova onda de notícias boas veio tanto da política (com a semi-federalização da Furb) quanto da economia, depois que as montadoras alemãs Mercedes-Benz e Audi anunciaram que começam por Blumenau uma polida geral no layout e no conteúdo de suas concessionárias no Brasil.


O grupo DVA, que controla a Mercedes em Santa Catarina, construiu uma loja de R$ 10 milhões – conforme valor anunciado – na rua 2 de setembro, que está se tornando um corredor vip do mercado automotivo no Vale do Itajaí – também estão ali Audi, Citroën, Toyota, Hyundai e Nissan, entre os importados. De acordo com a DVA, a unidade recém inaugurada (clique aqui e confira) é a primeira concessionária brasileira a respeitar inteiramente o padrão internacional imposto às lojas da marca alemã.


Para não ficar atrás, o grupo Breitkopf e a Audi anunciaram, na semana que passou,  que também construirão em Blumenau sua mais moderna concessionária no Brasil (conforme layout da imagem acima). As obras já tiveram início e a meta é concluir a unidade até março do ano que vem.


A loja terá 2,8 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 4,5 mil metros quadrados, localizado ao lado do atual endereço, na rua 2 de Setembro. A unidade atual é quatro vezes menor, com 670 metros quadrados de área.


Segundo diretor da Audi Breitkopf, Ênio Sardagna, esta será a primeira revenda Audi, no Brasil, com a nova configuração mundial completa, chamada Lighthouse.


 â€“ Uma loja moderna, tecnológica e alinhada com a tendência ecológica atual  â€“ ressalta.


O BRASIL COMEÇA POR BLUMENAU, PARA A AUDI


A Audi Brasil anunciou a chegada do novo conceito arquitetônico de suas concessionárias ao Brasil durante a 1ª Mostra de Ambientes Casa Cor Trio, realizada no Jockey Club de São Paulo, em 2009. Na ocasião, a montadora apresentou os layouts que passarão a referenciar a marca nos 32 pontos de venda oficiais em todo o país. A previsão é de que a reformulação total das concessionárias Audi, que começa por Blumenau, seja concluída em seis anos.


O presidente da Audi Brasil, Paulo Kakinoff, salientou que a escolha da nova Audi Center Blumenau como a primeira revenda no Brasil com a nova configuração mundial da marca é um reconhecimento do trabalho feito pela Breitkopf:


– Não poderia ser em outro lugar. A Audi Breitkopf apresenta um alto nível de satisfação dos clientes, com destaque para todo o Brasil, há alguns anos.


MERCADO PREMIUM É MARCA DE DIFERENCIAÇÃO


Não se pode deixar de lembrar que os últimos anos têm trazido boas notícias para a economia blumenauense. Afinal, entre 2007 e 2011, foram construídos quatro novos supermercados e dois novos shopping centers na cidade.


O que diferencia as iniciativas da Breitkopf e da DVA é o nicho em que elas atuam. Trata-se de um mercado cujos bens de consumo não custam menos de R$ 100 mil e podem chegar a R$ 1 milhão (caso do roadster R8, da Audi. Clique aqui e confira mais sobre a presença da montadora alemã no Brasil e em Blumenau). Se ambas, Mercedes e Audi, estão acreditando tanto na cidade, é porque vislumbram nela grande potencial, evidentemente.


A realidade que todos percebem


O fato é que todos já percebem que Blumenau começou a superar o ciclo de encolhimento da década de 1990, para voltar a crescer e prosperar. Só precisa, e com muita urgência, da duplicação da BR-470, senão o voo que está sendo novamente iniciado corre o risco de terminar em tragédia. Por isso um recado para a ministra Ideli Salvatti e a presidenta Dilma Rousseff: não esqueçam da promessa feita há dois meses, quando estiveram na cidade e outra vez a duplicação esteve entre as promessas.


Depois das tratativas em torno da possível fusão entre a Universidade de Blumenau (Furb) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), até que dá para acreditar que estas duas senhoras inclinam-se a cumprir o prometido. Se fizerem-no, certamente darão um grande passo para marcar história na região.  


Para além disso, no entanto, elas estarão cumprindo o que na verdade é mera obrigação, como representantes eleitas pelo povo: permitir que uma região economicamente tão pujante possa continuar se desenvolvendo e ajudando o Brasil a enriquecer. Pensem nisso com carinho, senhoras.  




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