Análise em Foco > Personalidade
NO ANIVERSÃRIO DA CIDADE, MOTIVOS PARA COMEMORAR E PARA LAMENTAR
Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011

Nesta quinta-feira, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, reuniu-se com a imprensa para prestar contas dos dois últimos anos de seu governo. Mesmo com os exageros e super-dimensionamentos que costumam marcar dados oficiais deste tipo, ele parece ter bons motivos para comemorar o 161º aniversário da cidade.


Na área de infraestrutura, habitação e saneamento, os investimentos em curso são visíveis a olho nu, com a implantação dos corredores de ônibus, a recuperação de vias importantes, a entrega de moradias populares e a implantação do esgoto. O prefeito anunciou ainda o reasfaltamento da rua Bahia, em parceria com a SC Gás, e o avanço nos trâmites para a captação dos recursos que permitirão o prolongamento da rua Humberto de Campos, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


– Se quiséssemos iniciar a obra já poderíamos fazê-lo, pois os recursos aplicados já seriam contabilizados na contra-partida do município ao financiamento – observou Kleinübing, informando que a concessão do empréstimo já está formalizada, dependendo agora apenas da assinatura de mais alguns documentos.


Na educação, o prefeito informou ter investido quase R$ 10 milhões em dois anos. Somente em 2011, teriam sido entregues três novos Centros de Educação Infantil – Elzira Hornburg (Passo Manso), Imgard Zoeschke (Itoupava Central) e Frei Odorico Durieux (Itoupavazinha).


Na saúde, sete novas unidades de atendimento médico e ambulatorial teriam sido inauguradas entre 2010 e 2011, enquanto na máquina administrativa o fortalecimento da prestação de serviços pela Internet (Nota Blu, Praça Web e certidão digital) teria sido o destaque.


A VERDADE POR TRÃS DOS NÚMEROS


Quando são apresentados números e dados como estes à imprensa, fica difícil para os veículos de comunicação saberem ao certo o que é informação verossímil e o que não é, pela complexidade contábil da máquina pública. Assim, é salutar que instituições como o Ministério Público e a Câmara de Vereadores, por exemplo, façam uma averiguação de até onde tais informações correspondem à verdade. Pois, se houver propaganda enganosa na divulgação de ações públicas, ela deve ser identificada e exemplarmente punida.


Considerando-se o princípio da boa fé do gestor público – embora isso possa até parecer piada no Brasil –, há que se reconhecer o volume de realizações em curso na cidade de Blumenau. Isso, em parte, é mérito da atual gestão, evidentemente, mas também é fruto do envolvimento da sociedade.  


Os corredores de ônibus são exemplo disso. Entidades representativas, como a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), se envolveram com a causa, facilitando a execução dos projetos e a obtenção dos recursos.


Agora, é importante frisar também que alguns dos números apresentados deveriam causar vergonha ao prefeito, e não orgulho. A cultura, por exemplo, teria recebido R$ 600 mil em 2011 e beneficiado cinco mil pessoas. Como Blumenau tem 300 mil habitantes, isso equivale a menos de 2% da população da cidade.


Logo, portanto, está claro que é preciso investir mais nesta importante área da gestão pública.


Assim, Blumenau chega aos 161 anos com muitos motivos para comemorar e alguns para lamentar. No geral, o balanço ainda é positivo, por enquanto. Mas é bom ficar de olho, até porque a Universidade de Blumenau (Furb) ainda não foi federalizada e a duplicação da BR-470 ainda é um sonho distante. Aguardemos, portanto, e com as barbas de molho.


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal