Análise em Foco > Personalidade
EM PARCERIA COM O MERCADO E COM VOCÊ, AEF CRESCE 4 VEZES EM DOIS ANOS
Domingo, 02 de Outubro de 2011

O Análise em Foco completou dois anos, oficialmente, no último dia 20 de julho, data em que foi lançado na Web. Efetivamente, contudo, os dois anos do portal foram celebrados em agosto, considerando que este foi o primeiro mês completo de estatísticas em sua trajetória.


Em agosto de 2009, o AEF registrou 5,8 mil IPs e 25,1 mil Page Views em suas estatísticas de acesso (conforme dados da Rede Host Internet Corporativa do Brasil, sujeitos ao Comitê Gestor da Internet no Brasil). Em agosto deste ano, quando completou 2 anos de vida, o portal registrou 21 mil IPs e 103,9 mil Page Views (confira no gráfico acima). Este, aliás, tem sido um ano de sucessivos recordes, tanto no campo editorial, como você pode conferir no gráfico acima, quanto no comercial (leia mais abaixo).  


Ou seja, em 24 meses a audiência do portal mais do que dobrou, aumentando quase quatro vezes em IPs e mais de quatro em Page Views. Em comparação ao líder da região, o Jornal de Santa Catarina, isso equivale a cerca de 18% dos IPs e 25% das Page Views (conforme dados divulgados pelo Santa há pouco mais de um ano. Atualizações destes números são desconhecidas por nós).


São bons números no campo editorial, não resta dúvida. Mostram que o internauta gosta do Análise em Foco, que a maior parte da audiência do portal é fiel e assídua. Para quem produz informação, não há nada mais gratificante do que esta aprovação tão evidente do leitor. Afinal, sem ele, nós não existiríamos. Por isso, como já ressaltamos muitas vezes, somos devotadamente gratos a você, que nos honra e prestigia todo santo dia com sua audiência.


RESPALDO DE MERCADO: SANGUE E OXIGÊNIO PARA O AEF


Mas o que também tem deixado a todos do Análise em Foco muito felizes e realizados é o respaldo que o mercado está dando ao projeto. A Universidade de Blumenau (Furb), por exemplo, estreou hoje nova campanha publicitária no AEF, a terceira da instituição este ano; a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) fez duas campanhas nos últimos três meses; a Vila Germânica acaba de chegar pelo segundo ano consecutivo, com a divulgação da Oktoberfest; a Prefeitura de Blumenau divulga suas ações e serviços no Análise desde fevereiro deste ano; o Serviço Autônomo Municipal de Ãgua e Esgoto (Samae), incluiu o AEF nas mídias de comemoração dos 40 anos da autarquia, mês passado.


São instituições que escolhem a dedo o destino de suas mídias e,sobretudo, avaliam muito bem os resultados, considerando o porte das agências de publicidade com as quais trabalham – Propague, Free, Seven e Criação.


Empresas da iniciativa privada também foram parceiras importantes nesta trajetória de sucesso, pois apostaram no potencial do Análise em Foco, colheram resultados e, da mesma forma que o leitor, seguiram fiéis ao veículo. A Clear Print, por exemplo, fornecedora de serviços de impressão e suporte digital, foi a primeira anunciante do portal, gastando R$ 200 em setembro de 2009. Desde então, não deixou mais nossas páginas e já gastou cerca de R$ 5 mil em publicidade - cerca de 2,5% do seu faturamento no período.   


Assim, juntando este respaldo do mercado com a fidelidade do leitor e a disposição quase doentia dos guerreiros do AEF para trabalhar – incluindo a deste missivista que agora vos escreve, com suas jornadas diárias de trabalho facilmente superiores a 10 horas – criou-se o ambiente favorável para o advento desta nova saga empreendedora da gente blumenauense. E justamente no mercado de comunicação, onde está a mais árida das atmosferas para o empreendedorismo. Um lugar onde só se diferencia quem oferece produtos em nível de excelência, quem atinge padrões de qualidade acima da média.


Por isso somos todos vitoriosos. Nós, você e o mercado, sobretudo, que hoje tem uma opção de custo-benefício ímpar, ante à falta de boas opções impostas pelo monopólio da comunicação em Santa Catarina e no Brasil. Juntos, criamos um veículo absolutamente inovador, exclusivo e diferenciado, recheado por conteúdos finamente acabados e responsável por mudanças perceptíveis no contexto local.


É CHEGADA  A HORA DA ESTABILIZAÇÃO


Nos próximos 24 meses, o foco do portal será mais administrativo do que editorial, ao contrário do que foi até agora. Como meta principal, amortizar passivos financeiros e iniciar processo de remuneração do capital investido. Afinal, se hoje você tem acesso gratuito ao melhor conteúdo de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web, Ã© porque algumas pessoas resolveram bancar a aposta e colocar a mão no bolso inicialmente â€“ cerca de R$ 150 mil foram investidos no projeto até o momento.


Isso não quer dizer que a qualidade do Análise em Foco irá cair. Pelo contrário, a estabilização ocorrerá justamente no nível de excelência a que se já chegou – embora ainda muito se tenha para avançar e chegar, evidentemente.


Apenas a velocidade de crescimento é que será menor a partir de agora. Como a fase de novos investimentos e ampliação da capacidade vai cessar por 24 meses, até a estabilização financeira do projeto, o avanço das estatísticas de audiência vai ser mais lento. A frequência das atualizações, por exemplo, se manterá dentro do ritmo atual, então a geração de acessos também, daí a previsão de estabilização dos números no campo editorial.


Considerando nosso crescimento vegetativo – aquele que ocorre mesmo sem nenhum estímulo extra ao acesso (newsletter, rede social, mídias externas, etc) – de aproximadamente 5%, conforme estimativas, deveremos chegar a 2013 com cerca de 25 mil IPs e 120 mil visualizações de página mensais. Como todas as metas iniciais do AEF foram batidas até agora, nada impede que estas sejam também. Se conseguirmos atingi-las, contudo, já estará ótimo.


É preciso agir com racionalidade e pé no chão para não repetir a trajetória de tantas iniciativas frustradas que já se levou a cabo no mercado de comunicação. Não se pode meter os pés pelas mãos, então é necessário que tanto você, internauta, quanto o mercado, que nos viabiliza, entendam a motivação de nosso planejamento estratégico, feito para deixar o Análise em Foco ainda mais forte e melhor nos próximos anos. Afinal, se a Web já ficou mais rica e estimulante com ele, imagine com ele mais forte! O futuro nos aguarda, a todos nós, que construímos essa parceria indissolúvel e com a qual certamente ainda colheremos muitos frutos saborosos para degustar.


Rodrigo Pereira, coordenador editorial e administrativo do Análise em Foco.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal