Análise em Foco > Personalidade
SE NADA FOR FEITO, FICARÃ DIFÃCIL MORAR EM BLUMENAU
Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2009

Somente nos últimos 12 anos, a população de Blumenau aumentou cerca de 25%. De 231 mil habitantes, contados em 1996, a cidade saltou para 296 mil no ano passado, segundo estimativas do IBGE. Se a comparação for feita com o ano de 1980, constata-se que o número de blumenauenses praticamente dobrou nas últimas três décadas. Éramos 157 mil naquele ano. Em 2020, conforme projeção do Instituto de Pesquisa Social (IPS) da Universidade de Blumenau (Furb), poderemos chegar a 420 mil habitantes.


Com duas cidades dentro de uma, os problemas também cresceram em proporção significativa nos últimos 30 anos. Os morros foram tomados e agora causam mortes com a chuva; as ruas ficaram cheias de automóveis e isso trouxe congestionamentos; a segurança pública ficou insuficiente e hoje a violência é uma realidade do município. O crescimento populacional também gerou distúrbios no processo de urbanização, que, para especialista ouvido pelo Análise em Foco, foi “esquizofrênicoâ€. Em parte dos bairros Velha e Victor Konder, por exemplo, já teríamos índices de adensamento urbano comparáveis aos paulistas. Principalmente na área que compreende a Universidade de Blumenau (Furb), os supermercados Giassi, Angeloni e Big e ainda a Vila Germânica. Enquanto isso, em outras áreas da região Norte, como Vila Itoupava e Fortaleza Alta, ainda é possível encontrar índices agrários de ocupação.


E, se nada for feito, a situação deve piorar. O alerta é do engenheiro Arlon Tonolli, membro do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (Aeamvi). Ele sugere ainda que estaria faltando representatividade técnica e social nas ações de planejamento urbano da cidade, entre elas o projeto Blumenau 2050. Tudo isso e muito mais ele pondera no artigo que escreveu, com exclusividade, para o Análise em Foco. Não perca, nesta quinta-feira, somente no melhor portal de análise e opinião da Web.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal