Análise em Foco > Personalidade
É PRECISO FAZER OS RATOS SAÃREM DA TOCA
Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2011

OPINIÃO DO PORTAL


As ponderações do cientista jurídico-social Juan Koffler (clique aqui e confira) são para lá de inquietantes. Na verdade são assustadoras, pois sugerem que os três poderes do sistema institucional brasileiro – Legislativo, Executivo e Judiciário – estão podres e, com isso, ameaçam apodrecer também a organização social e econômica do Brasil.


Quem acompanhar o noticiário perceberá que realmente há algo de muito errado com aqueles que deveriam ser os principais pilares da organização institucional, social, econômica e democrática do país. Nossos guardiões da ordem e da saúde político-administrativa da nação estão com a credibilidade e a eficiência postas em duro xeque, há muito tempo, e isso de fato é motivo para fazer arrepiar até o último fio de cabelo do cidadão brasileiro.


A falta de confiança na Justiça afasta muitos investidores do país, por exemplo. Afinal, nem todos querem arriscar colocando seu dinheiro num país em que causas judiciais levam anos e mais anos para tramitar e ainda deixam dúvidas sobre a credibilidade de seus julgamentos. Empresas e instituições financeiras, não raramente, precisam recorrer à Justiça para cobrar dívidas, acionar sinistros, desatar nós jurídico-administrativos. Por isso, padecem tanto no Brasil. Pelos Fóruns e Comarcas do país, milhões e mais milhões de reais aguardam decisão judicial para chegar às mãos de seus verdadeiros donos. Enquanto isso, milhares de empregos deixam de ser gerados e um volume significativo de investimento e consumo deixa de ser produzido.


Na seara política, não é preciso se esforçar para ver os sinais de podridão, visto que já ficaram até banais ante à postura de inanição do cidadão, que assiste aos casos de dinheiro na meia e na cueca como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.


Não é. Não tem nada de normal, e é preciso dar um basta a este quadro de irresponsabilidade ao qual o próprio cidadão ajuda a alimentar. Chega, não é mais possível tolerar este cenário de descalabro institucional. É preciso fazer os ratos saírem da toca para cair nas armadilhas e deixar tanto o sótão quanto o porão mais limpos.


Neste contexto, são heróis os brasileiros que, nos últimos dias, foram às ruas para protestar contra a corrupção. Mas eles precisam ser os primeiros de muitos mais. Precisamos todos ir às ruas ajudar a desentocar os ratos. Precisamos todos virar heróis na luta contra a falta de vergonha e caráter que impera na esfera pública brasileira.


Sem esquecer de observar, claro, que entre os homens públicos também existem heróis, como a juíza Patrícia Acioli, assassinada por policiais militares no Rio de Janeiro. Ela entregou sua vida a uma causa e com este gesto certamente ajudará a limpar a banda podre da polícia carioca. A cidade já maravilhosa vai ficar mais maravilhosa ainda, e isso deve orgulhar a todos os brasileiros.


Os jovens promotores do Ministério Público, da mesma forma, têm mostrado os dentes e ajudado a emparedar muito contraventor em todo o país, assumindo a postura que se espera dos guardiões da lei. Até mesmo a presidenta Dilma Rousseff (PT), até o momento, merece reconhecimento, pois pelo menos não está varrendo a sujeira que aparece de volta para baixo do tapete, como fazia seu antecessor.


O que precisamos é que os bons exemplos prevaleçam sobre os maus, e isso ainda não acontece no país, infelizmente. A infestação de ratos ainda é muito grande, e combatê-la é tarefa árdua. Mas é preciso começar, a hora é essa!


   


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal