Análise em Foco > Personalidade
GASTO COM LEGISLATIVO VAI AUMENTAR, PREVÊ CIENTISTA POLÃTICO
Terça-Feira, 29 de Setembro de 2009

O Congresso Nacional promulgou, no último dia 25, a Emenda Constitucional que aumenta o número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores de todo o país. Ela ficou conhecida como a PEC dos Vereadores, e vai permitir que o poder Legislativo aumente significativamente de tamanho na maioria dos municípios brasileiros.


Em alguns, este inchaço vai ser de 75%. É o caso da cidade catarinense de Itajaí, por exemplo, que hoje tem 12 vereadores e vai passar a ter 21. A Câmara de Blumenau (foto), que hoje tem 15 legisladores, também terá 21 com a promulgação da PEC. Toda a região do Vale do Rio Itajaí-Açu, aliás, verá as Câmaras aumentarem de tamanho. Indaial vai ganhar três vereadores; Timbó dois; Brusque seis; Gaspar, que hoje tem 10, vai ganhar mais cinco e aumentar 50% o Legislativo municipal.


E, embora os percentuais máximos de repasse orçamentários para as Câmaras tenham caído, os gastos públicos com o poder Legislativo deverão mesmo aumentar. Pelo menos é nisso que acredita um dos cientistas políticos mais qualificados de Santa Catarina.


Professor da universidade federal, ele solta o verbo: “Sem dúvida, o aumento do número de vereadores no Brasil é um interesse puro e exclusivo da classe política e não tem absolutamente nada a ver com a vontade da população: é um verdadeiro escárnio e merece total repúdioâ€. Em artigo escrito, com exclusividade, para o Análise em Foco, ele explica porque pensa assim.

Não perca, nesta quinta-feira, somente no melhor portal de análise e opinião da Web.



+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal