Análise em Foco > Personalidade
DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES E INQUÉRITO DO MP: RECONSTRUÇÃO SOB SUSPEITA
Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2009

Blumenau sempre conviveu de uma forma um tanto, digamos, conflituosa com a natureza. Primeiro foram as dificuldades impostas pela mata virgem, que recebeu os primeiros migrantes alemães oferecendo muita resistência. As árvores eram seculares, frondosas e numerosas, e muitas braçadas e doses de suor derramado foram necessárias até que a supressão da floresta desse lugar aos campos de pastagens e plantações, que permitiram aos colonizadores fixarem-se no Vale do Itajaí.


Logo em seguida vieram as enchentes, que desde o início da colonização faziam submergir, ao longo das décadas, cargas e mais cargas de trabalho e de conquistas. Por último, e mais recentemente, uma nova ameaça apresentou-se aos blumenauenses: os deslizamentos de terra, que, desde novembro do ano passado, traumatizaram toda a região.


E, não bastasse as dificuldades impostas pela natureza, o homem também tem feito sua parte para dificultar a fixação do ser humano sobre esta prodigiosa terra. Enquanto toda a população espera das autoridades comprometimento e agilidade no reparo dos danos causados pela chuva em 2009, proliferam denúncias de obras mal projetadas e executadas, além de supostamente superfaturadas.


INQUÉRITO DO MP INVESTIGA POSSÃVEL SUPERFATURAMENTO


Em inquérito instaurado pelo Procurador da Reública Ricardo Kling Donini, em agosto, o Ministério Público pediu perícia em algumas obras, alegando “irregularidades na documentação encaminhada pelo Deinfra e pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR)  de Blumenau, em especial a ocorrência de desproporção entre os valores orçados e a média de mercado para obras semelhantesâ€.


No meio disso tudo, uma proposta de revisão do Plano Diretor, apresentada pela administração municipal. Alguns especialistas, de um lado, sustentam que o setor de planejamento urbano da prefeitura não teria a qualificação técnica necessária para propor mudanças de diretriz urbanística. O poder público, de outro, é pressionado pela necessidade de mudanças, em função dos riscos que o processo de ocupação urbana gerou até o momento.


A URBANIZAÇÃO NOVAMENTE EM FOCO, NO CENTRO DA ANÃLISE


Como desatar, então, este complicado nó? Na busca por uma reflexão que possa jogar luz sobre a questão, o portal Análise em Foco trará, nesta segunda-feira, nova personalidade para debater o tema. Desde que entramos na Web, há três meses, já trouxemos três especialistas que dominam temas relacionados ao assunto: o engenheiro civil Arlon Tonolli; o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Walfredo Balistieri; e o geólogo Juarês Aumond, renomado professor e consultor.


E, na próxima semana, então, traremos novo especialista, de uma área também ligada a questões de urbanização e ocupação do solo. Em artigo escrito para o Análise em Foco, nosso analista dará sua opinião sobre a nova proposta de revisão do Plano Diretor e as mudanças que ela traria para o processo de urbanização de Blumenau.


Não perca, somente aqui, no melhor portal de análise e opinião da Web.           




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal