Análise em Foco > Personalidade
UM GRANDE COMEÇO, MAS SÓ UM COMEÇO, SE VOCÊ NÃO SE ENVOLVER
Sexta-Feira, 09 de Dezembro de 2011

O fato é que Blumenau precisa ser replanejada e as ações previstas no Blumenau 2050 são um grande começo. Será só um começo, no entanto, se a sociedade não se envolver profundamente com a causa, monitorando gestores públicos, nas próximas décadas, para que executem (e corrijam) o que está sendo projetado agora – apenas 30% das obras previstas serão concluídas pela atual gestão.


Senão, tudo terá sido só um golpe de mídia, outra vez. Por isso, se você quer que a história não se repita e o que está no papel – ou na tela do computador – apareça à frente dos seus olhos, levante do sofá, envolva-se com o assunto, pergunte ao vereador, ao secretário de obras e ao prefeito quais são as iniciativas que vão melhorar a sua vida e como está seu andamento. Se não fizer isso, não reclame depois.


Decisão técnica e corajosa


Vale ressaltar que algumas das obras em curso no Projeto Blumenau 2050, como o saneamento básico, por exemplo, tiram mais votos do que dão a gestores públicos. São investimentos que, além de polêmicos, como foram e estão sendo em Blumenau, causam um transtorno que, apesar de natural e temporário, desafia a pouca paciência do cidadão.


Além disso, canos de esgoto ficam enterrados sob o solo e não aparecem aos olhos do eleitor. Por fim, ainda deixam a conta de água mais cara – seja no sistema público, quando o município administra o serviço, seja no sistema de concessão, em que a iniciativa privada é chamada para assumi-lo.


É preciso coragem, portanto, para tocar o projeto adiante, pois consiste em decisão mais técnica do que política. É ver para crer no que acontecerá pelos próximos anos em Blumenau.   




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal