Análise em Foco > Personalidade
SENSATEZ, COERÊNCIA E MODERNIDADE
Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2012

EDITORIAL AEF


Blumenau e o Vale do Itajaí hoje têm deficiências graves, é preciso reconhecer. A principal delas, o afogamento logístico provocado pela BR-470, que, no lugar da duplicação e das vias marginais de que tanto precisa, ganhou uma dezena de lombadas eletrônicas, propícias apenas ao quadro de descalabro que cerca a principal via de acesso a uma das regiões mais produtivas do país – até quando, desse jeito?


Mas Blumenau e o Vale do Itajaí também têm muitas virtudes, sabe-se disso. Entre elas, estão a organização, a capacidade de trabalho e a resignação em torno de objetivos comuns. Prova recente disso é a integração do transporte público intermunicipal (clique aqui e confira mais sobre o assunto), que vai ser decisiva para organizar melhor o trânsito na maior cidade da região, já bastante castigada pelos congestionnamentos em alguns horários.


O sistema vai ter muitos desafios para dar certo, não resta dúvida, e certamente não faltarão críticas nem interessados em vê-lo falhar. Mas seus gestores deverão perseverar e trabalhar diuturnamente para fazê-lo vingar, pois trata-se de medida sensata, coerente e moderna. Que não deixem o calor da temporada pré-eleitoral, por exemplo, se fazer mais sensível que a necessidade urgente de livrar o Centro da cidade do tráfego pesado.


Aproximadamente 300 veículos por dia, de acordo com dados do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb), deixarão de circular pelo Centro. Centenas de ônibus que, a partir de agora, deixarão e pegarão passageiros nos terminais urbanos da periferia, contribuindo sobremaneira para racionalizar o fluxo de automóveis na região central da cidade.


OS DESAFIOS, NO ENTANTO, PERSISTEM


O principal desafio para o sistema, a partir de agora, é melhorar a qualidade e a frequência do transporte público no município, pois, em algumas linhas e horários, o tempo de espera chega a 40 minutos, e noutras a lotação dos veículos vai a níveis intoleráveis.


O caminho para evoluir, contudo, é este. Melhorar a infraestrutura para, depois, estabelecer avanços na frota e na gestão do transporte coletivo. Em Blumenau, cabe ressaltar, os investimentos que estão em curso na melhoria do sistema viário (e não são poucos) só foram viabilizados ante o compromisso assumido pelo poder público de executar os corredores de ônibus. Uma decisão de pouco apelo popular, inclusive, pelo menos no início.


- Não resta dúvida de que foi uma decisão mais técnica do que política, mas o gestor público não pode pensar somente em votos, precisa olhar para o planejamento da cidade – comenta o prefeito João Paulo Kleinübing (PSD).


Neste caso, ele tem razão. Muita gente reclamou da redução do espaço para o tráfego de carros e rogou dúzias de praga nos corredores de ônibus. Quer queira, quer não, contudo, eles estão funcionando e pelo menos os usuários do sistema, que agora utilizam até pré-estações climatizadas de embarque, parecem estar aprovando.


No fundo, Blumenau não está fazendo nada mais do que sua obrigação, olhando para o futuro e buscando o que há de mais moderno em termos de mobilidade urbana. O nível da gestão pública no Brasil é tão baixo, entretanto, que o chefe da cozinha merece elogio até quando acerta o feijão com arroz. Fazer o quê, um dia a gente chega lá.


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal