Análise em Foco > Personalidade
REALIDADE DE MERCADO COMPROVA: NA WEB, MONOPÓLIO SOFRE ABALO
Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2012

O Grupo RBS, ante às dificuldades que enfrenta para marcar território no meio virtual – onde os monopólios já não se formam com tanta facilidade –, levou para seu domínio o blogueiro blumenauense Jaime Batista da Silva, bancário por profissão e fotógrafo amador por convicção. Conquistou alguns acessos com sua disponibilidade para estar em diferentes locais fotografando e com isso acabou ficando conhecido em um nicho específico do meio local. Vendo um sujeito que gosta de fotografar repercutindo mais do que o próprio Jornal de Santa Catarina, em alguns momentos, os executivos do conglomerado gaúcho, então, decidiram logo cortar o mal pela raiz, colocando o blogueiro sob as suas asas.


Resta saber qual a repercussão do fato no segmento dentro do qual Batista é conhecido. Sabe-se que muitos profissionais do meio de comunicação, por exemplo, torcem-lhe o nariz pelo fato de não ser formado em Jornalismo – embora o diploma não seja mais exigência legal, continua sendo uma espécie de distinção moral aceita pelo mercado. Pesa também o fato de que o blogueiro se anunciava como “jornalista cidadãoâ€, e “jornalista cidadão†trabalhando de graça para um império de comunicação é algo bem mais complicado de explicar.


O fato, contudo, é positivo e corrobora a tese de que, na internet, todos lutam com as mesmas armas e possibilidades na luta por audiência e sucesso comercial. Não tem jeito, a diferença entre o David e o Golias é bem menor na Web do que na TV, rádio ou jornal impresso. Não há concessões, lobby, custos proibitivos de produção. Com uma ideia na cabeça, um computador na mão, muita vontade de trabalhar e algum recurso para investir, Ã© possível, sim, colocar-se no mercado através do meio virtual.


Pois foi exatamente com esta convicção que acreditou-se na criação do Análise em Foco, há três anos. Sem nenhuma aspiração a insinuar-se para qualquer assédio ou proposta de aglutinação, foi colocado na Web o melhor portal de análise e opinião da internet, com uma proposta inovadora de comunicação, conteúdos exclusivos, angulação aprofundada e, sobretudo, muitos investimentos – cerca de R$ 100 mil no total.


A ideia central era mostrar que conteúdos em nível de excelência, como alternativa à banalidade da cobertura noticiosa convencional (que dá cada vez mais provas de esgotamento e falência), poderiam captar o interesse de leitores e anunciantes, gerando um ciclo virtuoso de inovação midiática. Felizmente é o que está acontecendo, e o mercado é cada vez mais prova disso, como mostram os fatos.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal