Desde 1990, quando o ex-presidente Fernando Collor de Mello iniciou a abertura do mercado brasileiro para os carros importados, quase duas dezenas de marcas estrangeiras resolveram se aventurar por aqui. Das consagradas, como as francesas, alemãs e norteamericanas, à s novidades do mercado mundial, como as japonesas, coreanas e, mais recentemente, chinesas, o Brasil passou a ser destino certo de praticamente todos os grandes Ãcones da indústria automobilÃstica. Alguns até abriram fábrica no paÃs.
E o que aconteceu de lá para cá no ranking das vendas de automóveis no Brasil? Nada. Duas décadas depois do fim da era das “carroças†(com eram chamados os carros nacionais pelo então presidente Fernando Collor), as quatro montadoras “nacionais†– Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen – seguem dominando o mercado, absoluta e inabalavelmente, com 75% das vendas. Ou seja, de cada quatro carros vendidos no Brasil, três são produzidos no paÃs.
Confira mais sobre o mercado brasileiro de automóveis e o domÃnio dos “nacionais†na página de Automóveis do Análise em Foco. Conteúdo exclusivo e diferenciado, que você só encontra aqui, no melhor portal de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Acesse.