Análise em Foco > Personalidade
DE CADA QUATRO CARROS VENDIDOS NO BRASIL, TRÊS SÃO NACIONAIS
Sexta-Feira, 23 de Março de 2012

Desde 1990, quando o ex-presidente Fernando Collor de Mello iniciou a abertura do mercado brasileiro para os carros importados, quase duas dezenas de marcas estrangeiras resolveram se aventurar por aqui. Das consagradas, como as francesas, alemãs e norteamericanas, às novidades do mercado mundial, como as japonesas, coreanas e, mais recentemente, chinesas, o Brasil passou a ser destino certo de praticamente todos os grandes ícones da indústria automobilística. Alguns até abriram fábrica no país.


E o que aconteceu de lá para cá no ranking das vendas de automóveis no Brasil? Nada. Duas décadas depois do fim da era das “carroças†(com eram chamados os carros nacionais pelo então presidente Fernando Collor), as quatro montadoras “nacionais†– Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen – seguem dominando o mercado, absoluta e inabalavelmente, com 75% das vendas. Ou seja, de cada quatro carros vendidos no Brasil, três são produzidos no país.


Confira mais sobre o mercado brasileiro de automóveis e o domínio dos “nacionais†na página de Automóveis do Análise em Foco. Conteúdo exclusivo e diferenciado, que você só encontra aqui, no melhor portal de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Acesse.    




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal