Análise em Foco > Personalidade
IRMÃOS REICHERT DESBRAVARAM MERCADO QUE HOJE Dà VIDA AO AEF
Sexta-Feira, 06 de Abril de 2012

No último dia 1º de abril, a Free Multiagência celebrou seus 25 anos de vida. Seria só mais uma data alusiva ao crescimento e a solidez de uma empresa, não fosse a importância da maior agência de comunicação de Blumenau e região, uma das maiores do estado. Pioneira em um mercado que hoje tem dezenas de competidores, no Vale do Itajaí e em Santa Catarina, a empresa fundada pelos irmãos Roberto e Romeu Reichert surgiu num período em que Blumenau viu nascer as primeiras grandes agências de publicidade da cidade, no final dos anos 1980. Hoje o município é sede de players importantes do segmento, e a Free é o maior entre eles.


Com 40 funcionários, divididos entre Blumenau e Florianópolis, onde tem escritório, a agência blumenauense já conquistou prêmios regionais, estaduais e nacionais, além da fidelidade de alguns colaboradores e parceiros, com os quais está junto há mais de 20 anos. Focada em estratégia, criatividade e resultado, a Free trabalha com o conceito de multiagência, acreditando que só assim pode suprir as exigências de um mercado em constante movimento. Branding, planejamento, criação, promo, pesquisa e web são os principais pilares das plataformas de trabalho da agência. Sobre eles, ela edifica o que chama de “comunicação que dá resultadoâ€.


UMA HOMENAGEM DO AEF À FREE


O Análise em Foco rende esta homenagem à Free Multiagência por motivos bem específicos. Alguns particulares, outros universais.


Em primeiro lugar, considera-se que a Free é desbravadora de um mercado no qual o AEF hoje está inserido e do qual depende para sobreviver. Se hoje existe o Análise em Foco, é porque existe mercado publicitário local para isso (embora o portal já esteja expandindo suas fronteiras editorial e comercialmente), e, se existe este mercado, é porque existiram os pioneiros, entre os quais a agência dos irmãos Reichert hoje é a líder. Assim, através deste reconhecimento à Free, reconhecemos a todo o mercado.


Em seguida, vem o motivo particular que enseja esta homenagem. Há três anos, quando o Análise em Foco foi lançado e começou a operar, oferecendo o melhor conteúdo de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web, a Free Multiagência foi a primeira a receber representantes do portal e leva-los a sério. Enquanto muita gente apostava que esta nova saga empreendedora da comunicação blumenauense seria só mais uma aventura frustrada, a maior agência de publicidade de Blumenau, percebendo a amplitude do projeto e seu caráter inovador, recebia a equipe do AEF, ouvia seus argumentos e, um ano depois, em outubro de 2010, trazia aquele que seria o primeiro grande anunciante do portal: o Parque Vila Germânica, que, naquele ano, passou a divulgar a Oktobesfest através do Análise em Foco , entre outros veículos.


Alguns meses depois, a mesma Free Multiagência trazia para o AEF outro anunciante de pedigree dourado: a Universidade de Blumenau (Furb), que já fez três campanhas de divulgação do vestibular nas páginas do portal. Era através da maior agência de comunicação de Blumenau, portanto, que o melhor portal de análise e opinião da Web chegava a um novo patamar de sua trajetória, onde estão inseridos os players mais musculosos do mercado.


Catalisando todos estes aspectos e delimitando o universo no qual estão inseridos tanto a Free quanto o AEF, está a vocação inovadora, criativa e obstinada de empresas que não sabem mirar outro objetivo que não seja o resultado. São estes atributos que criam laços de afinidade e sinergia entre um veículo de comunicação, como o Análise em Foco, e uma agência, como a Free.


Parabéns a todos que participam deste ciclo, portanto, e que esta celebração mútua possa ocorrer novamente daqui a outros 25 anos, quando a Free completar as bodas de ouro e o AEF as de prata. Quem mais ganhará com isso é você, caro e estimado leitor, que seguirá tendo acesso gratuito ao melhor conteúdo de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web . Sendo assim, até 2037, nos vemos lá!


Rodrigo Pereira, coordenador Editorial e Administrativo do Análise em Foco


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal