Análise em Foco > Personalidade
PROCON, CDL E SINDILOJAS CRIAM SELO PARA PREMIAR QUEM RESPEITA O CONSUMIDOR
Segunda-Feira, 14 de Maio de 2012

Após oito meses de estudo, pesquisa e análise, o Procon de Blumenau fará a entrega dos selos Empresa Destaque em Atendimento - EDA. O evento de lançamento ocorre nesta terça-feira, no Salão Nobre da prefeitura, e em uma semana os consumidores já poderão checar quais estabelecimentos comerciais estão mais adequados aos requisitos propostos pelo novo selo de qualidade.


As empresas serão classificadas com base em critérios pré-estabelecidos, tais como o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, o número de reclamações junto ao Procon e a consequente rapidez no tempo de solução de problemas apontados pelo consumidor. Assim, poderão ser qualificadas dentro das seguintes categorias:


Selo Ouro: corresponde àquela empresa que possui o nome na Lista de Reclamação Fundamentada, porém, obedece alguns critérios, tais como, um índice acima dos 90% de resolução, rapidez na solução e participação no Mutirão de Conciliação


Selo Diamante: é entregue à empresa que não possui reclamação junto ao Procon;


Selo Excelência no Atendimento: será dado somente para estabelecimentos que ficarem dois semestres seguidos – um ano – sem perder o selo ouro.


A iniciativa é pioneira em Santa Catarina e conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas). Surgiu da necessidade do Procon em traduzir o significado da Lista de Reclamação Fundamentada, a relação das queixas solucionadas pelo órgão. Como explica o diretor do órgão, Alexandre Caminha, o selo será mais uma ferramenta disponível ao consumidor na hora da compra.


– Com essa atitude, o Procon demonstra ao comerciante que o órgão não apenas autua os estabelecimentos. O Procon também concede e reconhece os lojistas que se adequam junto aos consumidores – analisa Caminha.


Como funciona?


As empresas que tiverem interesse em participar do selo, deverão encaminhar solicitação pelo e-mail seloedaprocon@blumenau.sc.gov.br, para que Procon avalie o pedido a partir da Lista de Reclamação Fundamentada.


OPINIÃO DO PORTAL


Iniciativas com esta, que unem o setor produtivo e a esfera pública, são sempre muito bem vindas, há que se reconhecer. A concessão de selos de qualidade em relação a diferentes aspectos de uma empresa, por sua vez, já mostrou ser ferramenta eficiente para motivar as empresas a investir em capacitação, modernização e sustentabilidade. Basta ver a série ISO, por exemplo,que há muito tempo leva empresas de todo o mundo, nos mais diferentes setores, a investir na qualificação de seus sistemas de produção.


É sempre indispensável, no entanto, que toda a cadeia do consumo, da produção à venda para o consumidor, passando pela conduta deste ante aos concorrentes que disputam sua preferência, se envolva de forma criteriosa com o mecanismo. Quem vai à uma loja comprar um produto ou um serviço, precisa valorizar quem se esforça para obter certificações de conduta responsável.


No caso do comércio blumenauense, que está se organizando para separar o joio do trigo, é preciso prestigiar os estabelecimentos que se inscreverem para obter a nova certificação. O consumidor deve valorizar a iniciativa, até por que ela provavelmente sofrerá algum tipo de resistência dentro da própria classe patronal. Afinal, o consenso raramente é um fato em iniciativas coletivas como esta.


Fique de olho, portanto, e procure uma loja certificada pelo EDA. Além de motivar os empresários a investir na qualidade do atendimento, você também estará reduzindo o risco de dores de cabeça com eventual falta de responsabilidade do comerciante durante o pós-venda. A economia de Blumenau, com um comércio e uma prestação de serviço mais preparados e qualificados, também tem a ganhar, atraindo mais turistas. É hora de todos se unirem para puxar a carroça para o mesmo lado.        




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal