Análise em Foco > Personalidade
DÓLAR GANHAR VALOR, PARA BENEFICIAR EXPORTADORES E PREJUDICAR IMPORTADORES
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2012

O Brasil tem assistido, nos últimos dias, ao aumento da cotação do dólar, que chegou ao patamar de R$ 2,00 e voltou a dominar espaços na mídia. Entre as causas da elevação, a queda dos juros no país e a crise na Europa, que, juntos, já fizeram 639 milhões de dólares deixarem o país no mês de maio, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco Central.


Isto, como tudo na vida, tem um aspecto positivo e outro negativo. Por um lado, a fuga destes recursos (geralmente capital especulativo) e a consequente elevação do dólar facilitam, e muito, a vida dos exportadores brasileiros, que conseguem vender seus produtos mais baratos e com isso ganham consumidores lá fora. Por outro, dois terços da indústria nacional, que importa matéria-prima, bens de capital e crédito, vê seus custos de produção subirem, o que contamina preços e lucratividade.


Por isso é difícil saber ao certo qual será o ponto de equilíbrio desta balança complexa. Um dos segredos desse ajuste pode estar na capacidade da indústria brasileira substituir importações, por exemplo, à medida em que ficar mais competitiva e oferecer máquinas e matéria-prima nacional para o mercado interno. Muito deste processo, contudo, dependerá da manutenção da atual política de redução de juros, pois é ela quem pode manter o dólar num patamar mais elevado e estimular os empresários brasileiros a investir.


De qualquer forma, o Brasil tem mais uma boa oportunidade para seguir fazendo ajustes e blindando a economia contra as crises externas. Como sempre, os momentos de instabilidade e turbulência prejudicam alguns e beneficiam outros. Só aproveita as oportunidades que tem, no entanto, quem faz a lição de casa e se comporta direitinho. Juízo, portanto, para Dilma Rousseff e Guido Mantega.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal