Análise em Foco > Personalidade
INICIATIVA DE ITAPEMA GANHA PRÊMIO E APONTA CAMINHOS
Domingo, 16 de Setembro de 2012

A Prefeitura de Itapema venceu o Prêmio Top Turismo (Medalha Beto Carrero) edição 2012, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). O município foi o único ganhador com uma iniciativa do poder publico, e será premiado pela revitalização e humanização da orla marítima, com o Parque Calçadão, construído em Meia Praia.


Em sua quinta edição, o Top Turismo reconhece lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuam para o crescimento do turismo catarinense. Entre os critérios utilizados pelos jurados, está a criatividade no contato com o público-alvo, nas suas mais diferentes formas.


Os vencedores de 2012 receberão suas homenagens e a divulgação do Top One (case de maior nota entre os premiados) acontece em 9 de outubro, no Parque Beto Carrero World, em Penha (SC).


Infraestrutura Turística


O Parque Calçadão transformou-se em cartão-postal e marca registrada do turismo em Itapema, que reestruturou a orla do município em 2008. Desde então, o local oferece espaço projetado para o lazer de moradores e visitantes, com área para ciclistas e para pedestres transitarem com segurança. A obra ajudou o município a receber, em 2011, o título de Melhor Infraestrutura Turística entre as praias do Litoral Norte catarinense e a segunda melhor do Estado.


(Texto de divulgação)


OPINIÃO DO PORTAL


Não se trata aqui de querer fazer a defesa de tendências partidárias ou eleitorais, até porque o período é sensível e recomenda todo equilíbrio e imparcialidade no tratamento de informações que tangenciem o universo político. Mas não se pode, tampouco, deixar de reconhecer a iniciativa do município de Itapema, que humanizou e modernizou sua orla marítima e assim atendeu aos padrões mais modernos e civilizados de construção de espaços públicos.


Privilegiar o fluxo de pessoas, em detrimento do trânsito de automóveis, é uma tendência que pode até parecer vanguarda em um país atrasado, ignorante e individualista como o Brasil, mas, na Europa e nos Estados Unidos da América, por exemplo, já é fato consolidado há dácadas. Aqui rende prêmio, lá não é nada mais que obrigação.


Ainda assim, Itapema está, sim, de parabéns. Ao contrário do que fizeram suas congêneres e vizinhas Itajaí e Balneário Camboriú, optou por limitar a altura de prédios e aumentar o distanciamento entre as edificações e a praia - também cometeu erros neste sentido, é verdade, mas ainda assim em proporção menor. Agora, com a complementação deste planejamento, através do Parque Calçadão, coloca a cereja no bolo, ganha prêmio e ainda dá exemplo para os vizinhos.


Um exemplo bem vindo, no exato momento em que outra pérola do turismo catarinense, Balneário Camboriú, cogita um projeto no mínimo polêmico: construir uma ciclovia sobre o curso de córregos que acabaram engolidos pelos arranhacéus da restinga. No pouco espaço que sobrou entre o ferro e o concreto, Balneário agora quer estimular as pessoas a novos hábitos, na cidade dos espigões e do congestionamento. Alguns condomínio, por exemplo, perderiam parte das garagens, ou da área interna de circulação  comum. Estarão todos dispostos a concordar amistosamente com a cessão de áreas para o projeto? As batalhas judiciais que eventualmente brotarem da iniciativa podem interferir na sua execução? Uma ciclovia incrustada entre paredões verticais vertiginosos atrairá o interesse de quem deseja pedalar?


São todas questões que, caso tivessem pensado a cidade mais para as pessoas do que para as construtoras, agora seriam irrrelevantes, pois a ciclovia ora aventada estaria onde deveria estar: à beira-mar, onde estão também as pessoas. Bom, no caso de Balneário Camboriú, claro, é onde estão os aranhacéus e os carros, com as pessoas expremidas entre eles. Belo planejamento urbano. Sorte de Itapema, portanto, que fez um pouco diferente.


 


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal