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470 VAI TER PRIMEIRO DE QUATRO LOTES LICITADO, A 13 DIAS DA ELEIÇÃO
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012

EDITORIAL AEF


Como sempre, é uma pena que deixem para anunciar obras importantes somente em período eleitoral. A 13 dias da eleição, a vinda do ministro dos Transportes a Blumenau mostra novamente que os políticos são mestres em transformar iniciativas de interesse coletivo em manobras eleitoreiras, principalmente em época de voto. Coisa que o fazem todos os políticos, de todos os partidos, em todas as instâncias da administração pública – municipal, estadual e federal. Quase sem exceção à regra, infelizmente.


Um costume feio, um vício de gestores públicos que ainda administram o país como se fosse um feudo eleitoral, um quintal particular, uma fazenda cujos campos precisam de cerca para evitar que o gado do vizinho avance sobre a pastagem. Por isso, seria interessante que obras importantes fossem anunciadas também na entre-safra de eleições. O Vale do Itajaí, que passou décadas implorando pela duplicação da BR-470 (no Norte do Estado é a BR-280 que integra o rol de anúncios pré-eleitorais), poderia ter sido poupado deste constrangimento, que é o uso de suas demandas mais urgentes para a edificação de plataformas eleitorais. Como foi constrangido, também, em recentes anúncios de investimentos em saúde, segurança e infraestrutura, por parte do governo do estado.


Ainda assim, há mais a comemorar do que a lamentar com a visita do ministro e as canetadas do governador, evidentemente. Considerando que a prática dos anúncios político-eleitoreiros é generalizada no Brasil, e não um folclore local, pior seria se a farra proselitista nunca chegasse por aqui. Já que chegou, portanto, comemoremos, ao melhor estilo “festa da galinha gordaâ€. Infelizmente, pois é assim que funciona.


Coisa que só vai mudar quando o Brasil rever seu Pacto Federativo, e deixar o dinheiro dos municípios onde ele deve ficar: nos municípios. É ali que vive o cidadão, é ali que dá expediente o trabalhador. Enquanto o dinheiro do povo seguir fazendo escala em Brasília e nas capitais federativas, onde estão as maiores sanguessugas da máquina pública, boa parte dos recursos públicos seguirá escorrendo pelo ralo até chegar ao bolso de quem menos precisa.


AO CIDADÃO, AGORA, CABE EXIGIR CORRETA EXECUÇÃO DO PROJETO LICITADO


Que o eleitor e o cidadão saibam cobrar, a partir de agora, a correta execução do projeto licitado. Se for entregue conforme o previsto, com 74 quilômetros de rodovia duplicada, 64 de vias marginais e 26 viadutos (um viaduto para cada três quilômetros, em média), a duplicação da BR-470 ficará uma verdadeira obra-prima da logística e da engenharia. Com esta configuração, reduzirá a praticamente zero o impacto do trânsito na região e certamente dará um choque de desenvolvimento no Vale do Itajaí, através da reversão do afogamento logístico que vem sufocando a competitividade da indústria local.


Também será necessário muita atenção ao ritmo de funcionamento da obra, que será licitada em quatro lotes diferentes e, assim, envolverá ainda mais burocracia e prazos de tramitação. Que não se tenha que esperar mais duas ou três eleições para vê-la concluída. A licitação que será assinada nesta segunda-feira, prevê a duplicação de apenas 13 quilômetros, em Blumenau.


E mais: não pensem que a duplicação destes 74 quilômetros resolverá definitivamente o problema da região. Quem trafega entre Pouso Redondo, Rio do Sul e Indaial, sabe muito bem que é preciso mais. Para estes motoristas, mais aqueles que usam a BR-470 para se deslocar entre o Oeste, o Planalto e o Litoral de SC, vai ficar faltando a duplicação de pelo menos mais uns 100 quilômetros de rodovia. Abram os olhos, portanto, senhores. Não pensem que estará tudo resolvido com alguns anúncios em época de eleição.




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