Há pouco mais de três anos, quando entrou na Web, o portal Análise em Foco mirava em um fenômeno iniciado lá fora, mas que, inevitavelmente, chegaria ao Brasil, a Santa Catarina e a Blumenau, onde está sediado o veÃculo – cuja audiência já atinge demais regiões do paÃs, assim como de paÃses estrangeiros também. Um fenômeno que causaria mudanças bruscas e irreversÃveis no mercado de comunicação, tornando-o mais plural, democrático e flexÃvel.
Este fenômeno era a chegada de volumosas ondas de investimento publicitário na internet. O meio digital, como demonstrava consultoria contratada inicialmente, passaria a crescer em escala geométrica entre as opções feitas pelos anunciantes. Tratava-se, na verdade, de prever a chegada de uma verdadeira tsunami, que arrasaria alguns mas traria oportunidades a outros.
Agora, pelo que mostram números do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), instituição internacional presente em mais de uma dezena de paÃses, a internet já é a segunda mÃdia no Brasil, superando as mÃdias exteriores (outdoor), TV paga, guias e listas, cinema, jornal, revista e rádio. Em 2011, a mÃdia digital terminou praticamente empatada com o jornal, em terceiro lugar. Nos primeiros três meses deste ano, contudo, chegou a 12% de participação de mercado e ultrapassou o veÃculo impresso, para ficar atrás apenas da TV, que ainda lidera o ranking no paÃs, dominando 60% do mercado. Pelo que vem crescendo na última década, contudo, é possÃvel que a internet siga reduzindo a diferença e, quem sabe, até chegue à liderança em algum momento.
Afinal, entre 2003 e 2011, o faturamento publicitário do segmento Display (banners de anunciantes expostos em sites) cresceu quase 10 vezes no Brasil, indo de R$160,4 milhões para R$ 1,6 bilhão. Se for adicionado a este valor o total gasto com a modalidade Search (mecanismos de busca) de publicidade digital, o total chega a R$ 3,3 bilhões em 2011.
É o fenômeno previsto inicialmente, a tsunami que atingiria o mercado de comunicação e revelaria um mar de oportunidades para novos empreendedores. Neste maremoto arrasador mas profÃcuo, a participação do Análise em Foco foi Ãnfima, mas visÃvel: em três anos de atividade, foram faturados, formalmente, cerca de R$ 80 mil com venda de publicidade em módulo Display. Se ainda é pouco perto de onde se quer chegar, pode ser muito perto de onde se poderia estar.
E você, o que tem a ver com isso?
Bom, mas e o que você, internauta, tem a ver com isso? Em que lhe interessa saber destes números? Pois você é o principal beneficiado com esta revolução hecatombica, saiba. Agora, para consumir informação de qualidade, não é mais preciso pagar. Quem o faz por você são justamente os anunciantes, como deveria ser nos veÃculos tradicionais, que, no entanto, preferem ganhar nas duas pontas: cobrando o acesso à informação e vendendo esta audiência para os anunciantes. Com exceção da TV aberta, que, no entanto, se fundamenta em um promÃscuo e discutÃvel sistema de concessão pública de frequências radiofônicas no espaço aéreo brasileiro.
Na Web, a realidade é outra, e só se sobressai quem é bom de verdade. Assim, para lograr tal êxito, é preciso oferecer conteúdo consistente, bem elaborado, de credibilidade. Já não basta ter o monopólio econômico e polÃtico, é preciso ser competente acima de tudo.
Neste contexto, nós, do Análise em Foco, nos esforçamos mais, a cada dia, para entregar a nossos internautas o melhor conteúdo de análise, opinião, cultura, serviços e entretenimento da Web. Cada costura de nossos produtos é feita carinhosamente à mão, para que o menor número possÃvel de erros e falhas chegue ao final da linha de montagem. Fazemos isso por que só assim seguiremos adiante com as cerca de 6 mil visualizações de página que hoje temos diariamente, e que, a manter-se o ritmo de crescimento do portal, poderão ser aproximadamente 10 mil ao final de 2013.
Assim, é estabelecido um ciclo altamente virtuoso, que favorece a todos e torna a informação mais democrática, confiável e acessÃvel. Parabéns a todos nós, portanto, profissionais de comunicação, anunciantes e internautas, que, rápida e consistentemente, vamos revolucionando a comunicação. Coisa da tecnologia, e da informação. Coisa da Web. Acesse, e aproveite.