Análise em Foco > Personalidade
MUSEU HERING CHEGA A DOIS ANOS COM VITALIDADE DE SUA PROGENITORA
Segunda-Feira, 26 de Novembro de 2012

Há 137 anos, dois irmãos alemães chegavam ao Brasil e fundavam, em Blumenau, a Cia. Hering, que viria a se tornar ícone da indústria têxtil brasileira e entraria para a história da moda como a “marca dos Dois Peixinhosâ€.


Diz a lenda que, no começo, os dois tenazes e obstinados aventureiros/empreendedores precisaram dar camisetas de algodão para os comerciantes da região, que, ante à desconhecida e exótica novidade, mostravam-se relutantes em adquiri-las. Mas Friedrich e Bruno Hering persistiram, superaram obstáculos, venceram a lei das improbabilidades (a ideia de desistir do negócio chegou a ser cogitada) e, através de seus descendentes, criaram a maior empresa de Blumenau, uma das maiores do país e também uma das mais antigas do mundo, com quase 140 anos de história.


Para marcar definitivamente a própria história, que se confunde com a história da indústria catarinense, a Hering criava, há dois anos, seu próprio museu, com incentivos da Lei Rouanet. Investindo R$ 1,5 milhão para dar a ele um ar moderno e nostálgico ao mesmo tempo, acabou transformando-o num registro importante do que é, foi e poderá ser a indústria têxtil em Santa Catarina e no Brasil.


Semana de aniversário


Nesta semana, o Museu Hering completa seu segundo ano, com números a comemorar: em dois anos, foram cerca de 20 mil visitantes, vindos de mais de uma dezena de estados e países diferentes. As comemorações de aniversário começaram no domingo, com o 17º Domingo no Museu, e seguirão por toda a semana, com eventos culturais abertos ao público.  No sábado, 1º de dezembro, a programação encerra com atrações de Natal para a comunidade (a partir das 17 horas), culminando com a apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau, às 19 horas.


A semana de aniversário terá ainda os lançamentos de um livro e do site do museu, oficinas de moda (customização), palestras e mesas redondas relacionados a moda, cultura e educação.  A gerente de Comunicação Corporativa da Cia Hering, Amélia Malheiros, ressalta que a comemoração de aniversário pretende retratar a proposta multidisciplinar e multicultural do Museu Hering, que desde sua abertura, em 2010, vem se consolidando como um espaço de várias possibilidades, além do resgate e da perpetuação da história.


– Nestes dois anos, o Museu Hering se consolidou como referência, não apenas sobre o passado, mas da história recente de Blumenau, pela sua modernidade e atualidade. O registro deixado por um visitante em nosso livro de assinaturas define bem a importância deste projeto: este museu é um presente para o futuro –  observa Amélia.


O acervo da exposição permanente Tempo ao Tempo, que integra o Museu Hering, traz motivações para que se aprecie o patrimônio cultural de forma mais ampla, indo além do histórico e artístico, alcançando a moda e o design, o empreendedorismo e a economia, a indústria e a arquitetura, a publicidade & propaganda, entre outros aspectos.


Publicação


Alguns destes aspectos estão retratados no livro Museu Hering: conquistas e possibilidades criativas, coletânea de artigos assinados por colaboradores do museu. O livro dá sequência ao plano de publicações da instituição, que começou a partir do catálogo Tempo ao Tempo, em 2011. Nesta obra, a equipe de profissionais que trabalha cotidianamente com o acervo traz sua visão e interpretações sobre o patrimônio cultural e industrial da Hering, abrindo caminhos para novas ações educativas e expositivas, ao mesmo tempo em que dissemina a experiência do Museu Hering a outros museus e equipes.


Enxaimel Type


Outro momento marcante na construção da identidade do Museu Hering será a apresentação do Enxaimel Type, fonte de escrita estilizada, criada especialmente para a instituição e já presente no site e na obra impressa. A palestra Enxaimel Type e Multimídias, ministrada pelos publicitários Vitor Cesar Junior, Jackson Araújo e equipe, aborda a inspiração para a nova tipologia e a sua importância para a identidade visual do museu. A palestra será na terça-feira, 27 de novembro, às 19h, no Auditório do Bloco T da Universidade Regional de Blumenau.


O Museu Hering


Resgatar, preservar, divulgar e perpetuar a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil é a proposta do Museu Hering. O espaço foi inaugurado em 26 novembro de 2010 e ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia Hering, em Blumenau, uma casa construída no século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do estado.


A exposição permanente Tempo ao Tempo integra o acervo do Museu Hering. Os equipamentos, fotografias, indumentárias, amostras, documentos e peças publicitárias contam a saga da família Hering e resumem a origem e a evolução da indústria têxtil em Santa Catarina, da qual a empresa foi uma das pioneiras. Também faz uma reflexão interativa sobre os costumes, os caminhos da moda e a vocação empreendedora dos habitantes do Vale do Itajaí, a partir de 1880 e nas décadas que se seguiram, até a atualidade.


Empreendedorismo, memória do operário e história social do trabalho, história da industrialização e da fabricação da malha no Brasil, história e uso da camiseta, design, moda e arquitetura, publicidade e propaganda são algumas abordagens possíveis a partir do acervo do Museu Hering.


Para isso, o espaço utiliza recursos tradicionais (exposição de objetos antigos e painéis expositivos), mas inova com tecnologias multimídia (terminais touchscreen, visores fotográficos e área de customização).




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal