Análise em Foco > Personalidade
É PRECISO INTERPRETAR, E NÃO APENAS INFORMAR
Domingo, 13 de Dezembro de 2009

O portal Análise em Foco nasceu com o propósito de ousar e inovar.  Seguindo uma tendência recente e que começa a ganhar espaço no Brasil, criamos um portal que faz da opinião e da análise o principal substrato para a criação de conteúdos editoriais. A informação factual pura e simples, aqui, é só um complemento. Exatamente o contrário do que sempre se fez até agora, com a opinião e a análise complementando a notícia. Aqui, é a notícia que complementa a análise e a opinião, protagonistas do nosso enredo.


Com essa linha nos guiando, precisamos rever um dos mais ortodoxos preceitos epistemológicos do jornalismo: o da imparcialidade e isenção. Para atingir nosso objetivo, precisamos fazer justamente o contrário: assumir posições claras, defender pontos de vista, tornar públicas as diferentes formas de se interpretar fatos do noticiário.


Aqui não podemos entregar ao leitor material informativo puro e simples. Temos que traduzir a notícia para ele, dar-lhe a opção de entender a informação, e não apenas consumi-la.


Nosso propósito é descortinar os diferentes ângulos por trás da notícia, que hoje chega por todos os lados e, no entanto, nem sempre permite ao receptor formar opinião. Propomo-nos o desafio de jogar nova luz sobre os debates, sempre com o objetivo de contribuir para o aprofundamento das questões que interessam à sociedade.


Mas não abandonaremos jamais aquele que também é um dos mais fundamentais e sólidos princípios do jornalismo: o da pluralidade de ideias e igualdade de direito à opinião. Jamais negaremos a veiculação de opiniões que contrariem a nossa, de nossos leitores ou de nossas fontes. Teremos sempre as nossas opiniões e posicionamentos, mas aqueles que de nós divergirem terão aqui o mesmíssimo espaço para se expressar também.


Dito isto, antecipamos a você a publicação, nesta terça-feira, de um artigo com opinião bastante controversa e contundente.


Escrito por um jornalista brasileiro que participou das duas campanhas do presidente boliviano Evo Morales – ajudando a elege-lo, em 2005, e reelege-lo, há uma semana –, trará uma defesa do país vizinho e seu líder. Uma argumentação apaixonada, mas bem fundamentada e equilibradamente construída. E só por isso terá espaço aqui.


Não perca, nesta terça-feira. Somente aqui, no melhor portal de análise e opinião da Web.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal