Análise em Foco > Personalidade
MONTAGEM DE NOVO GOVERNO COMEÇA BEM. RESTA TORCER PARA QUE SIGA ASSIM
Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2012

Na reunião ordinária da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, o prefeito eleito Napoleão Bernardes (PSDB) anunciará novos nomes de secretários municipais e outros cargos de primeiro escalão, além de uma diretora, que tomarão posse em 1º de janeiro de 2013. Na segunda-feira, outros sete nomes já haviam sido anunciados (confira abaixo quem já foi confirmado no novo governo).


Até o momento, pode-se dizer que a montagem do novo governo começou bem. Em alguns setores importantes e estratégicos da gestão pública no município, como Desenvolvimento Econômico e Turismo, por exemplo, foram colocados indivíduos de mercado (Jorge Censi e Ricardo Stodieck, respectivamente), fortemente ligados ao desenvolvimento da cidade e referências na área econômica. E o melhor: sem filiação partidária.


Censi é presidente do Conselho de Administração da Senior, uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão no Brasil, sediada em Blumenau.  Está entre os 100 empresários considerados os melhores líderes de 2012, segundo premiação do Fórum de Líderes Empresariais, que mobiliza anualmente os principais executivos do país para a eleição das lideranças mais representativas de cada estado e setor da economia. Melhor escolha para a pasta de Desenvolvimento Econômico, portanto, não havia.


Ricardo Stodieck, por sua vez, é um reconhecido buon vivant e frequenta os melhores circuitos de turismo e lazer do Brasil e do mundo. Endinheirado cuja fortuna remonta aos tempos e origens da colonização alemã em Blumenau, viaja pelo mundo, fala mais de uma língua, hospeda-se nos melhores hotéis, come as melhores comidas, bebe as melhores bebidas, frequenta os melhores destinos. É de gente assim que a cidade precisa à frente do Turismo. Precisamos saber em que, exatamente, estamos defasadados e como podemos melhorar.  E mais: de onde pode vir o dinheiro para isso. Assunto do qual Stodieck, que já foi presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), também conhece muito bem. É o homem certo no lugar certo, portanto.


Maria Regina de Souza Soar (PSDB) na Saúde e Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) no Desenvolvimento Social, da mesma forma, podem se encaixar bem na função. Ela já atua na saúde pública há longa data (atualmente é diretora geral do Hospital Santo Antônio) e conhece bem os trâmites burocráticos e administrativos da área. Ele, embora seja médico por formação, é vereador eleito para o sexto mandato consecutivo e, assim, conhece a fundo um processo indispensável para se organizar ações sociais bem sucedidas: articulação política.


A manutenção de Eder Marchi em Serviços Urbanos foi outro golpe de mestre adotado por Bernardes, que, assim, mantém como está um dos setores que mais funciona na atual gestão e certamente contribui para dar ao atual prefeito, João Paulo Kleinübing (PSD), os elevados índices de aprovação que ostenta.


Critério político


Valdair Mathias (PSDB) no Samae, enquanto isso, é indicação de caráter mais político do que técnico. Acomodaram um tucano fiel, de passado relevante para a legenda, mas cujo presente está longe de ser brilhante. Sylvio Zimmermann para a Fundação Cultural foi outra indicação predominantemente política, considerando seu currículo, mais fortemente consolidado na área econômica e de gestão. Neste caso, contudo, trata-se de uma liderança jovem e proeminente, que surpreendeu na última eleição para vereador e desponta como estrela das novas gerações tucanas em Blumenau. Um contexto que pode fazer da FCBlu promissor tubo de ensaio para Zimmermann, que, se surpreender, poderá pavimentar passos consistentes em sua trajetória política.


Incógnita


A mais incógnita das indicações, até agora, foi a do jornalista Paulo Costa para a secretaria de Gestão Governamental (que hoje se chama Orçamento e Gestão). Ex-diretor de jornalismo da RBS TV em Blumenau, estava atualmente na Blucredi e, dizem, foi mentor da reforma administrativa anunciada por Bernardes. É esperar para ver o que entende de administração pública, então.


Ritmo acelerado


Cabe observar que a velocidade de formulação da reforma administrativa e composição do novo governo, assim como os critérios adotados para o enxugamento da máquina, também são dignos de reconhecimento. Desta forma, é possível dizer que, pelo menos até o momento, os tucanos parecem estar preparando o lançamento de um poderoso foguete – é preciso conferir, agora, se tudo  ocorrerá bem com a ignição e a decolagem.


Ao cidadão resta torcer, a partir de agora, para que todos os nomes já anunciados, assim como os que ainda serão, possam ser bem sucedidos em sua dura tarefa de cuidar do bem comum e promover o desenvolvimento da cidade. O começo da trajetória tucana à frente do município parece promissor, resta esperar para saber se o meio e o fim também o serão.  Desejemos muita sorte e juízo para estes senhores, portanto.


Quem já está confirmado no governo de Napoleão Bernardes:


Edélcio Vieira – Chefia de Gabinete


Newton Janke – Procuradoria Geral


Jorge Censi – Desenvolvimento Econômico


Ricardo Stodieck –Turismo/Vila Germânica


Paulo Costa – Gestão Governamental


Eder Marchi – Serviços Urbanos


Helenice Luchetta – Educação


Anselmo Lessa – Fundação Municipal de Meio Ambiente


Sylvio Zimmermann Neto – Fundação Cultural de Blumenau


Valdair Matias – Samae


Sérgio Galdino – Fundação Municipal de Desportos


Marco Antônio Wanrowsky – Desenvolvimento Social


Karen Gouvêa – Diretoria Geral de Desenvolvimento Social


Alexandro Fernandes – Administração


Maria Regina de Souza Soar – Saúde


Alexandre Pereira Caminha – Procon


Erno Bublitz – Intendência da Vila Itoupava




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal