Análise em Foco > Personalidade
CINTO APERTADO É INVESTIMENTO GARANTIDO
Terça-Feira, 02 de Julho de 2013

Até o aniversário de Blumenau, o projeto de prolongamento da rodovia SC-108 (Via Expressa), no trecho que vai da BR-470 até a serra da Vila Itoupava, deverá ser concluído, assim como o do contorno rodoviário de Gaspar. A intenção do Governo do Estado é lançar os editais das obras no aniversário da cidade, dia 2 de setembro. As informações foram dadas pelo secretário estadual da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, em reunião conjunta entre Conselho Deliberativo e Diretoria da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), ocorrida na segunda-feira.


Segundo Cobalchini, as duas obras devem ser licitadas ainda neste ano e serão fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.


– Essas realizações serão importantes não apenas para Blumenau, mas para todo o Vale. Elas resultarão em maior possibilidade de escoamento da produção, mais segurança para a população e qualidade de vida – analisou.


A previsão é concluir as duas obras em três anos.


– Se a Acib e as entidades empresariais fiscalizarem e cobrarem, certamente há condições de cumprir esse prazo. Nosso papel deve ser fazer a pressão necessária para que os projetos saiam do papel. Enxergamos a boa vontade do Governo do Estado em fazer as obras acontecerem e temos que apoiá-lo – afirmou o presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr.


O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que participou do evento ocorrido na Acib, informou que, paralelamente à obra da Via Expressa, a prefeitura fará o chamado “Corredor Estrutural Norteâ€, que consiste em 9 quilômetros de ligação entre o Terminal Aterro e o futuro Terminal das Itoupavas. O projeto está em fase de licitação, seguindo os trâmites do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


(Com informações da assessoria de imprensa da Acib)


OPINIÃO DO PORTAL


O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado tem toda razão quando diz que as obras anunciadas farão bem não só para Blumenau, mas para todo o Vale do Itajaí. Vale observar até que, na verdade, elas farão bem para toda Santa Catarina, considerando a importância do Vale para a produção de riquezas no estado.


Mesma dose de razão tem o presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr., quando diz que é preciso exercer uma vigilância social sobre a execução dos projetos. Sem isso, há sempre a possibilidade de que as coisas acabem descansando no papel, ou saindo preguiçosamente de lá.


Da mesma forma, também não se pode deixar de reconhecer a pertinência do que disse o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), que lembrou da importância das obras paralelas às que estão sendo projetadas e que dependem do orçamento do município para serem executadas. Afinal, não serão apenas o prolongamento da Via Expressa e o anel viário de Gaspar que resolverão todos os problemas de trânsito da região.


Mas que estas duas frentes de trabalho ajudarão muito, ajudarão. Tanto na região Norte de Blumenau, onde estão as Itoupavas, quanto na região Leste, onde está a divisa com Gaspar, o impacto destas obras será sensível, desatando um nó que hoje dificulta o escoamento da produção e afeta a qualidade de vida da população. Tente sair da Vila Itoupava para chegar a Gaspar ou Brusque entre as 17h30 e 19h e constate do que se está a tratar aqui.


Ante a anúncios tão importantes e vindos em tão boa hora, portanto, não se pode deixar de reconhecer o esforço fiscal e administrativo do Governo do Estado, que, mesmo perdendo recursos da ordem de R$ 1 bilhão em arrecadação (após equiparação do ICMS no país), conseguiu enxugar a máquina pública ao ponto necessário para manter as contas públicas em dia e com isso obter os financiamentos que agora estão permitindo estes e outros investimentos distribuídos pelo estado.


É um belo exemplo para o país, em época de mudanças tão profundas. Se isso não é tudo que um governo pode fazer pela sociedade, é um bom começo. Que o governador Raimundo Colombo (PSD) possa seguir firme neste propósito. Desejemos toda sorte a ele, pois, em véspera de eleição, é possível que muita gente queira tirar-lhe do bom caminho. Mantenha o juízo no lugar, portanto, senhor governador, já que isso vem dando um ótimo resultado.   


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal