Análise em Foco > Personalidade
FORTALEZA VAI TRATAR ESGOTO DE 10 BAIRROS DA CIDADE
Segunda-Feira, 15 de Julho de 2013

Completamente nova, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza, situada na rua Adolpho Radunz com capacidade de tratamento de 156 litros por segundo, entrou em funcionamento em fevereiro deste ano, quando os trabalhos de implantação das redes nas microbacias do Boa Vista, Itoupava Seca e Vila Nova foram concluídos e as residências começaram a ser interligadas ao sistema público. Construída para atender a maior parte do esgoto gerado na cidade, a estrutura deve tratar cerca de 60 litros por segundo, após a finalização das obras na Fortaleza e em grande parte da Velha.


O projeto da Estação de Tratamento Fortaleza foi concebido em três fases. A primeira tem capacidade de tratamento de 156 litros por segundo e tratará os esgotos dos bairros da Velha, Ãgua Verde, Escola Agrícola, Itoupava Seca, Nova Esperança, Itoupava Norte, Vila Nova, Boa Vista, Fortaleza e Tribess, onde as redes já foram ou serão implantadas futuramente. A tecnologia implantada possui um moderno sistema de retenção de gases. Os tanques da estação do tratamento preliminar e também da unidade de tratamento de lodos são fechados e possuem tubulações para captar os gases gerados durante o tratamento, que passam por filtração para neutralizar odores.


No fim do processo, o esgoto tratado retorna ao rio Itajaí-Açu através de emissário de 1,5 quilômetros de extensão. Já os lodos gerados (cerca de 5,5 toneladas por dia) são monitorados continuamente, conduzidos automaticamente a um sistema de tratamento específico, onde são desidratados e destinados ao aterro sanitário, devidamente licenciado para este tipo de resíduo. A ETE Fortaleza possui 90% de eficiência na remoção de matéria orgânica da água.


Garcia foi ponto de partida


No bairro Garcia, que sediava a única estação de tratamento da cidade até a concessão, uma nova unidade foi construída, na Rua Lions Club, com capacidade de tratamento de 88 litros por segundo. Desde outubro do ano passado, está tratando 20 litros por segundo, beneficiando os moradores de parte da microbacia do Garcia, por onde o saneamento começou, além do Vorstadt, Ponta Aguda, Centro e Valparaíso, cujas interligações das residências ao sistema público estão sendo finalizadas. Outros seis bairros passarão por obras para implantação da rede coletora, fazendo com que a ETE opere com sua capacidade máxima.


A ETE Garcia está passando por obras complementares para melhorar a eficiência do sistema (passar de 80% para 90%). Além disso, foi implantado na estação um sistema de captação e neutralização de odores, através da lavagem e queima de gazes. Os lodos gerados pela estação (cerca de 3 toneladas por dia) são coletados, centrifugados e destinados a aterro sanitário.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal