Análise em Foco > Personalidade
SUPOSTA IRREGULARIDADE DEVE PREJUDICAR AGENTES, NÃO ATLETAS
Sábado, 23 de Novembro de 2013

Não há como negar que a denúncia de supostas irregularidades em um dos processos de licitação dos Jogos Abertos de Santa Catarina compromete uma parte do brilho especial que tem a competição este ano. Sediada por Blumenau, voltou ao município que tem o maior número de títulos da disputa – 39 no total. Ou seja, os atletas blumenauenses venceram 73,5% das 53 edições dos Jogos Abertos de SC, que chegam a ser considerados como a maior competição poliesportiva do Sul do país.


De acordo com o promotor público Gustavo Mereles Ruiz Dias, o processo que determinou a escolha da empresa responsável pela montagem do espaço utilizado pela comissão organizadora do evento teria ocorrido de forma irregular. Evidências de fraude, conforme constatou o promotor, teriam surgido a partir da ocorrência de fatos questionáveis, como a ligação da empresa vencedora com agentes públicos e o início dos trabalhos de montagem antes do fim da licitação – o que denotaria suposto favorecimento a um dos participantes do processo, que supostamente já saberia do resultado.


A Justiça, em decisão de primeira instância, acatou a denúncia e a organização do evento foi temporariamente suspensa. Logo em seguida, neste sábado, os organizadores da competição obtiveram liminar e ela seguiu seu curso.


Há dois focos principais de abordagem sobre o assunto:


1) Se há realmente irregularidades e elas forem materialmente comprovadas, os responsáveis devem ser punidos ao rigor da lei e os cofres públicos ressarcidos de qualquer eventual prejuízo.


2) Interromper a competição, contudo, parece um exagero, mesmo em caso de haver irregularidades comprovadas. Afinal, os atletas que se prepararam ao longo de um ano inteiro – muitas vezes planejando carreiras a longo prazo – não têm absolutamente nada a ver com qualquer eventual deslize dos agentes públicos. Estes que paguem sua conta no caso de serem pegos em incorreções, não os competidores, que fazem dos Jasc um momento sublime do esporte catarinense.


Superação exemplar


Um momento que produz cases de superação exemplares, como o das ginastas de Itajaí, que desbancaram a favorita Florianópolis e a dona da casa Blumenau, cujo programa de identificação e desenvolvimento de talentos é bem estruturado na modalidade.


Assim, que os senhores e senhoras da administração pública e da Justiça entendam-se entre si e deixem quem faz o espetáculo fora dessa briga. É o que prefere também o público, que tem nos Jogos Abertos de SC uma ótima oportunidade de assistir a disputas esportivas de alto nível.


O palco deve ser do esporte, não da disputa política e judiciária.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal