Recebemos 16 menções no Twitter em função da matéria em que registramos o fato de termos mais seguidores no Twitter do que o Jornal de Santa Catarina. A maioria delas criticando nossa postura. Mas somente quatro de nossos 383 seguidores, no entanto, se manifestaram contra o fato de valorizarmos a estatÃstica que vem do Twitter.
Entre as alegações dos crÃticos, a de que o número de seguidores no Twitter não teria significado para medir a penetração e a qualidade de um veÃculo de comunicação.
Pois bem, vamos lá: quando os veÃculos de comunicação – principalmente os tradicionais, hegemônicos e monopolistas – apresentam números de audiência para anunciantes e espectadores, eles procuram mostrar que, dentro de um determinado meio de veiculação da mensagem, eles estão à frente dos demais.
Assim, quando a Globo diz que tem 51 pontos no Ibope contra 29 da Record, ela quer dizer que naquele momento há mais televisores ligados nela do que na concorrente.
O que isso quer dizer? Que as pessoas estão “seguindo†a emissora pelo ar, pois o sinal de sua imagem é captado por antenas, que “recebem†a frequência especÃfica de cada tv. Mesma coisa com o rádio. Então, a aferição da audiência televisiva nada mais é do que um mapeamento dos “seguidores†de sua frequencia.
No jornal impresso acontece a mesma coisa. O IVC, que é o Ãndice que mede a circulação paga dos jornais, é utilizado como argumento de venda de publicidade e mostra quantas pessoas assinam o jornal ou compram-no na banca. Assim, na hora de buscar faturamento através de anúncios, estes veÃculos chegam aos anunciantes e dizem: “Temos X assinaturas na região, ou vendemos Y exemplares na bancaâ€.
E sabe-se, inclusive, que os números de IVC não raramente são manipulados, com a contabilização de exemplares oferecidos como cortesia ou encalhes de banca. Assim, um veÃculo com maior poder econômico pode distribuir gratuitamente três ou quatro mil exemplares e contabiliza-los como circulação paga, por exemplo, inflando as estatÃsticas do IVC e promovendo um falso convencimentos dos anunciantes.
Na televisão acontece a mesma coisa, com os números do Ibope obtidos a partir de 160 aparelhos de tv, localizados
Na internet, e mais especificamente no Twitter, os veÃculos de comunicação, como o Análise em Foco, também buscam suas ferramentas de alavancagem e aferição de audiência. Uma delas é o número de acessos ao portal, contabilizados a partir de cada clique no endereço do site.
A outra é o número de seguidores no Twitter, que são as pessoas que se inscrevem para ficar à par de cada atualização de conteúdo. Quando isso acontece, elas entram no portal e contabilizam acessos.
Talvez poucos tenham percebido isso, mas é como se o Twitter substituÃsse o ar ou o papel na transmissão da informação. Nós somos o veÃculo, que emite a mensagem, e o Twitter é o meio pelo qual a informação se dissemina até chegar ao receptor, que é o internauta. Tal qual o veÃculo televisão utiliza o ar para enviar sua mensagem ao telespectador, ou o jornal o papel para levar seus conteúdos aos leitores.
Assim, quanto mais seguidores temos no Twitter, maior será o nosso número de acessos e, consequentemente, o valor de nossos anúncios. Faturando mais com os anunciantes, podemos levar a você um conteúdo mais independente e melhor elaborado.
Essa é a lógica que nos leva a comemorar, sim, a vantagem que temos hoje sobre o Santa no Twitter. Eles têm o poder do monopólio e da supremacia econômica, podendo alavancar sua audiência com a televisão, a rádio e o próprio jornal. Nós temos no twitter e na newsletter nossas principais ferramentas.
E se temos seguidores, é por que nosso conteúdo é bom – segundo o próprio argumento de um dos crÃticos, que caiu em contradição. Aliás, ganhamos mais seguidores desde o último domingo, quando decidimos explorar o assunto.
Por isso devemos agradecer, com a humildade que nos caracteriza, aos nossos seguidores por boa parte da nossa audiência diária, que começa a se aproximar dos 500 acessos. Quanto mais seguidores, maior a audiência, sendo esta, portanto, uma estatÃstica importante, sim.
É possÃvel até que, dentro de algum tempo, o número de seguidores no Twitter também estará sendo utilizado por outros veÃculos como argumento de venda. Até porque gigantes da comunicação, como a Globo, já estão no Twitter, e não tenha dúvidas que valorizarão esta estatÃstica quando ela puder ajuda-los a vender. Cada um vai à guerra com a arma que tem.
O número de seguidores é o mais democrático e transparente Ãndice de audiência, pois não pode ser manipulado. Assim como as estatÃsticas de IP, que contabilizam o número de acessos a um site.
Doses de rejeição fazem parte de qualquer iniciativa pioneira, como a nossa, mas, com o tempo, a iniciativa de vanguarda geralmente acaba se transformando
Rodrigo Pereira, coordenador Editorial e Administrativo do Análise em Foco