Análise em Foco > Personalidade
O DRAMA DA ETERNA DEPENDÊNCIA
Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2014

Você talvez nunca tenha ouvido falar no termo swap cambial. Ou, se ouviu, não deu a menor bola e por isso sequer lembra do dito-cujo. Mas é possível também que tenha ouvido, lembre-se muito bem dele mas não entenda nada sobre seu significado.


O swap cambial passou a frequentar quase que diariamente o noticiário de economia desde o ano passado. Desde que o Brasil (assim como demais emergentes) passou a encarar a desconfiança e o mau humor dos investidores internacionais, o que fez o dólar entrar em ebulição e balançar os fundamentos econômicos e financeiros do país. Para evitar que este abalo atingisse níveis mais graves na Escala Richter, o Banco Central entrou em ação vendendo os tais contratos de swap cambial.


Acesse Capital de Giro e entenda o que este mecanismo tem a ver com as contas públicas e porque a dependência do capital estrangeiro impede o Brasil de lidar com o câmbio sem tantos traumas e solavancos. 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal